Condôminos podem ver a lista de inadimplentes?

Enviado por : Cristina Souza, São José

Pergunta: Os condôminos têm o direito de ver a lista das unidades que estão inadimplentes?

Resposta: A questão apresentada é interessante e ganha importância sobretudo nos períodos em que a inadimplência aumenta, como nos últimos tempos.

Cabe ressaltar que incumbe ao síndico cobrar dos condôminos as suas contribuições, inclusive através de ação judicial caso seja necessário.
Por outro lado, deve o síndico prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas.

Assim, os condôminos têm legítimo interesse em saber se há inadimplência, qual unidade não está pagando suas cotas condominiais, qual o período, o valor do débito e as ações tomadas para cobrança; afinal, os efeitos da inadimplência recaem sobre todos os condôminos adimplentes.

Contudo, ainda que o Código de Defesa do Consumidor não se aplique às relações entre condomínio e condôminos, é certo que a cobrança não pode se dar de forma vexatória, o que certamente poderia resultar em uma indenização por danos morais caso o condômino cobrado procure o Poder Judiciário.

Neste sentido, o melhor entendimento é de que não se deve divulgar concretamente o nome do condômino devedor, não havendo impedimento, contudo, em indicar as respectivas unidades condominiais em atraso.

A indicação das unidades condominiais inadimplentes pode, inclusive, constar em balancetes e boletos, incluindo informações como o valor do débito e o período de inadimplência, mas não se recomenda a divulgação dessas informações em quadros de avisos, jornais internos, lista de e-mails e comunicações semelhantes.

O nome do condômino inadimplente, porém, não deve ser divulgado, nem mesmo em caráter reservado, aos condôminos solicitantes.

Baccin Advogados Associados
Adolfo Mark Penkuhn
OAB/SC 13.912
(48) 3222-0526

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2022-08-18 17:55:13' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2022-08-18 17:55:13' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora