O condomínio pode cobrar juros de multa não paga pelo morador?

Enviado por : Elisa Campos, Balneário Camboriú

Pergunta: Um morador que já estava inadimplente recebeu uma multa por mau uso frequente da garagem. Agora ele quer quitar a dívida e a minha dúvida é se a multa que ainda não foi paga também deve vir com os juros iguais às da taxa de condomínio em atraso. O condomínio pode cobrar juros de multa?

Resposta: Sim, a multa pelo mau uso frequente da garagem, ou por qualquer outra infração, desde que conste na Convenção do Condomínio e seja regularmente aplicada, pode ser acrescida de juros em caso de inadimplemento, e até mesmo de multa moratória, tudo se previsto expressamente.

A questão da inadimplência tem grande impacto sobre o condomínio, e não raro se vê condôminos que não aceitam a imposição da penalidade de multa e simplesmente se recusam ao pagamento. Essa recusa não pode, obviamente, beneficiar o próprio infrator.

Uma vez que a multa não seja paga no seu vencimento o condômino estará inadimplente (artigo 397 do Código Civil), de modo que não poderá participar de assembleias e, havendo previsão na Convenção, podem ser cobrados os mesmos encargos previstos para o atraso do rateio condominial.

Assim, havendo previsão neste sentido na Convenção de Condomínio, pode ser cobrada multa pelo atraso sobre o valor da multa pelo mau uso frequente da garagem, pois essas multas têm origens e finalidades distintas.

Caso a convenção não indique os encargos que devem incidir sobre os valores das multas que não forem pagas até o vencimento, somente poderão ser cobrados correção monetária pelo INPC e juros legais de 1% (um por cento) ao mês.

Demonstra-se, assim, ser fundamental que a Convenção de Condomínio reflita bem as necessidades específicas de cada condomínio, promovendo, se for o caso, as alterações necessárias.

Baccin Advogados Associados OAB/SC 238/96
Milton Baccin OAB/SC 5.113
(48) 3222 0526

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-12-01 18:18:40' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-12-01 18:18:40' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora