Gostaria de saber se caso o elevador de cargas estiver desativado ou fora de operação por algum motivo eu posso usar o de pessoas para fazer o que preciso?

Enviado por : Rafael Minage

Pergunta: O meu condomínio só possui dois elevadores: um para pessoas e outro para cargas. Gostaria de saber se caso o elevador de cargas estiver desativado ou fora de operação por algum motivo eu posso usar o de pessoas para fazer o que preciso? Ou sou obrigado a aguardar o reparo. Um exemplo: Pago diária de pedreiro, tenho que subir com material e não posso, pois o elevador de serviço esta quebrado. Mas a diária do pedreiro eu pago ele trabalhando ou não. Eu tenho que assumir este prejuízo?

Resposta: Como não existe previsão legal sobre a matéria, tanto no Código Civil quanto na Lei do Condomínio, resta saber se há algo estabelecido na Convenção ou no Regimento Interno. Algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, possuem lei municipal vedando discriminação no uso do elevador social, orientando apenas o uso do elevador de serviço para transporte de cargas. Na impossibilidade de uso do elevador de serviço e se nada estiver estipulado em Convenção ou Regimento, a questão deverá ser resolvida pelo bom senso, devendo o morador procurar o síndico, ou, na sua falta, o Conselho Consultivo, e estabelecer em comum acordo como e quando utilizar o elevador social, para transportes de materiais, delimitando-se dias e horários, devidamente afixados em local adequado (quadro de avisos e elevador por exemplo), de forma a encontrar uma solução que preserve os direitos e interesses das partes envolvidas. Vale lembrar que o profissional contratado e o proprietário da unidade em obras deverão tomar os devidos cuidados e evitar danos e sujeira às áreas comuns do condomínio, principalmente do elevador que está sendo utilizado, sob pena de responsabilidade.

Milton Baccin

OAB/SC 5.113

Baccin Advogados Associados

(48) 3222-0526

www.baccin.com.br

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-09-18 13:16:10' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-09-18 13:16:10' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora