Em uma assembléia extraordinária não deveria ser discutido somente os assuntos mencionados em edital?

Enviado por : Síndico

Pergunta: Tenho a esclarecer algumas dúvidas á respeito de assembleias. O fato é que tínhamos uma assembleia marcada para o dia 19/02/13 e no dia anterior 18/02/13 dois condôminos tiveram uma discussão nas dependências da garagem. No dia da assembléia, nossa administradora leu o edital de convocação e em seguida passou a palavra á um dos moradores envolvidos na discussão para expor diante dos demais o fato ocorrido entre eles. Houve ali outra pequena discussão entre os dois e foi dado início à assembléia. Esta semana nossa administradora digitou a ata e registrou a discussão ocorrida entre os moradores durante a reunião, sendo que ela não estava presente e não sabia o que de fato havia acontecido no dia anterior à assembleia. Agora, um dos moradores ameaça entrar com uma ação judicial por calúnia e difamação contra a administradora por ela ter exposto em ata o nome dele e a discussão que teve com o outro morador. A pergunta é a seguinte: em uma assembléia extraordinária não deveria ser discutido somente os assuntos mencionados em edital? Esta ação judicial, se ocorrer, pode trazer problemas para o condomínio?

Resposta: Em regra geral, a ata é um documento do condomínio e, se este documento traz algum prejuízo para algum condômino, pode sim haver problemas para o condomínio. Uma forma de afastar a culpa do condomínio é: comprovarmos que as inserções destes fatos: - fogem ao disposto no edital; - fogem do interesse da coletividade, adentrando ao direito individual; - não foram inseridos por determinação dos condôminos em votação e foram indevidamente inseridos pelo presidente da assembleia. Cabe ressaltar que, se a assembleia concordou em registrar esse fato, a responsabilidade é do condomínio. Agora, se este fato foi registrado por opção do presidente da assembleia, a culpa seria do presidente. A responsabilidade pelos termos da ata é do presidente da mesa, pois é ele quem ordena ao secretário o que deve ser anotado. Inclusive, ele é quem assina a ata.

 

Walter João Jorge Jr. Dir. Jurídico /Pereira Jorge Condomínios.  

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 23:44:37' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 23:44:37' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora