Qual o quorum necessário para aprovação das despesas que se caracterizam como obras não necessárias?

Enviado por : Condômino

Resposta: Consta no edital de convocação de assembleia: "reforma da guarita e troca dos portões das garagens". Qual o quorum necessário para aprovação dessas despesas, que, a meu juízo, se caracterizam como obras não necessárias, haja vista que, principalmente a guarita, está em funcionamento e não apresenta qualquer dano físico, aparentemente.

Pergunta: Prezado condômino, Analisando a pergunta, parece ser necessário o quorum de maioria simples dos presentes à assembleia. Embora afirmes que a guarita está em funcionamento, ao que parece, a intenção seria de reformá-la. Reforma é uma expressão bastante ampla. Comporta desde a pintura de parte do ambiente, por exemplo, até a necessidade de introduzir algum outro item mais caro. O ideal seria o comparecimento à assembleia para ficar a par dos detalhes, lembrando ainda que a obra só será aprovada se obtiver apoio da maioria. Sobre a troca dos portões da garagem, o raciocínio é o mesmo. Pode ser que a manutenção dos portões esteja tão cara que justifique a análise de substituir os portões por outros em melhor funcionamento, ou até mesmo pode se revelar uma preocupação com a segurança no edifício. Sendo assim, o melhor mesmo é buscar saber as reais razões em assembleia para poder avaliar em conjunto com os demais moradores presentes sobre a conveniência ou não das obras.

 

Marina Zipser Granzotto OAB/SC 16.316  

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-19 15:59:07' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-19 15:59:07' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora