Para manutenção e conserto dos equipamentos da rede, qual é a responsabilidade do condomínio e qual é a responsabilidade individual dos proprietários dos imóveis?

Enviado por : Síndico

Pergunta: Primeiramente desejo parabenizar a publicação do Jornal dos Condomínios, pois presta um excelente serviço a síndicos, administradores de condomínios e condôminos. Sou síndico do Condomínio Cote Du Soleil, em Jurerê Internacional e gostaria de esclarecimentos sobre o seguinte assunto: nosso prédio com 05 pavimentos e 42 apartamentos, tem rede central para fornecimento do gás aos condôminos. As instalações têm equipamentos de uma rede primária que vão até os relógios de leitura do consumo individual dos apartamentos - colocados no corretor dos pavimentos, ou seja, numa área comum. A rede secundária individualizada vai dos relógios até o interior das unidades habitacionais. Minha consulta é: para manutenção e conserto dos equipamentos da rede, qual é a responsabilidade do condomínio e qual é a responsabilidade individual dos proprietários dos imóveis?

Resposta: Conheço a divergência de posições sobre o assunto. Há quem defenda que estando localizada a tubulação na área comum do edifício, a responsabilidade pelo conserto e manutenção recai sobre o condomínio, independentemente de o problema ocorrer antes ou depois do medidor individual. Nessa hipótese, o condômino responderia individualmente apenas pelo conserto e manutenção da tubulação localizada no interior da sua unidade habitacional. Outra corrente, a qual me filio, defende que o condomínio é responsável pela recuperação e guarda das tubulações de gás somente até o registro individual, não importando que o referido registro esteja instalado em área comum, a exemplo de corredores, prática muito comum no ramo da construção civil. Nessa hipótese, portanto, é do condômino a responsabilidade pelo conserto e manutenção da tubulação que liga os medidores individuais até o ponto de gás de sua unidade.

 

Marina Zipzer Granzotto - Advogada OAB/SC 16.316  

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2021-04-20 07:58:13' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2021-04-20 07:58:13' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Envie uma pergunta
Contato

Campos Obrigatórios *

Acesse sua Administradora