Utilização segura dos elevadores durante a época de chuvas e de férias

Cuidados extras são necessários com os elevadores, especialmente nas regiões com riscos de enchentes
  • 26/Janeiro/2022 - Redação CondominioSC
O elevador possui diversos componentes elétricos e eletrônicos que, em contato com água, podem ser danificados O elevador possui diversos componentes elétricos e eletrônicos que, em contato com água, podem ser danificados

Começo de ano em nosso país é sinônimo de temperaturas mais elevadas. Com o calor próprio do verão, passam a fazer parte do nosso dia a dia chuvas recorrentes e com volume acima da média provocando alagamentos, como as que vem afetando diversos municípios de Santa Catarina no mês de janeiro.

Além disso, neste período do ano, a movimentação no litoral aumenta expressivamente com a chegada de turistas. Juntos, esses dois fatores merecem uma atenção especial quando o assunto são os elevadores, itens fundamentais para garantir a qualidade no vai e vem nas férias de todos.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Elevadores – ABEEL, cuidados extras são necessários com os elevadores, especialmente nas regiões com riscos de enchentes. “Ao primeiro sinal de infiltração o acesso ao elevador deve ser interrompido. Os elevadores devem ser paralisados nos andares mais altos para evitar que o equipamento sofra com eventuais alagamentos”, aconselha Marcelo Braga, presidente da ABEEL. Se houver inundação, o elevador deve ser paralisado por no mínimo 48 horas após a secagem e limpeza.

Oscilações de energia são comuns em tempestades, se o condômino ficar preso nunca deve tentar sair sozinho. “O mais seguro é manter a calma, acionar o alarme e esperar pelo resgate”, afirma Braga. Esse socorro deve ser prestado pelo técnico de manutenção, pelo Corpo de Bombeiros ou órgão responsável: “Muitas vezes a ansiedade pode colocar o passageiro em risco”, destaca.

Algumas dicas podem ajudar a manter esses equipamentos em bom estado de conservação e funcionamento. Confira:

• O elevador possui diversos componentes elétricos e eletrônicos que, em contato com água, podem ser danificados. Guarda-chuvas e capas de chuva também acumulam água nos elevadores e danificam os seus componentes elétricos e eletrônicos, sofisticados e sensíveis, que podem sofrer avarias e exigir reparos. “O síndico deve orientar os condôminos a escorrerem a água de sombrinhas e capas de chuva, antes de usar o elevador. Também é importante secar as mãos antes de acionar os botões para evitar que a água entre em contato com a parte eletrônica”, sugere.

• Se estiver chegando da praia ou da piscina, evite entrar no elevador com o corpo molhado ou com os pés cheios de areia, que também podem prejudicar alguns componentes.

• Se houver ocorrência de inundação em dias de chuva intensa, é indicado que o equipamento fique parado no último andar. Caso o elevador seja afetado por água ou umidade, é necessário desligar o equipamento e solicitar a visita de um técnico de manutenção devidamente treinado.

• Já em casos de oscilação de energia, o ideal é que os elevadores sejam desligados e os passageiros utilizem as escadas até que a energia seja totalmente reestabelecida. A oscilação de energia pode causar danos elétricos nos painéis dos elevadores e, caso o prédio não tenha gerador, aumentam as chances de algum passageiro ficar retido.

Leia ainda:
A importância de obtenção de um seguro com cobertura específica para os elevadores

Mau uso do elevador

O aumento na circulação de pessoas no condomínio também significa que os elevadores serão utilizados com maior frequência.

Dados da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2022 indicam que cerca de 20% dos incidentes com elevadores no Brasil são causados por mau uso das pessoas que os utilizam. Um dos principais problemas detectados durante as vistorias e manutenções incluem sobrecarga, com passageiros excedendo a capacidade máxima do elevador. “Os usuários precisam ficar atentos quanto à capacidade no número de passageiros que podem se acomodar, sem extrapolar a capacidade da carga máxima do equipamento e o que está estabelecido nos avisos internos dos elevadores”, afirma Marcelo Braga.

Apesar de ser um meio de transporte extremamente seguro, o segredo está na prevenção. Ou seja, a manutenção e os cuidados com o uso dos elevadores devem estar sempre em dia - e, aliás, em qualquer condição climática:

• Muito cuidado com o uso de celular ao entrar e sair do elevador, ele pode desviar a atenção ao que é necessário. Guarde o aparelho e verifique sempre se a cabina está nivelada com o andar e sem nenhum degrau;

• Não interrompa o fechamento das portas com as mãos, utilize as botoeiras de pavimento ou de cabina;

• Cuidado com objetos finos como bengalas ou guia de animais de estimação que podem não ser detectados pelo sistema de segurança (cortina luminosa);

• Não pule dentro da cabina e evite deixar crianças com menos de dez anos desacompanhadas;

• Certifique-se de que a manutenção é realizada por empresa de confiança, que usa peças originais e técnicos devidamente treinados;

• No caso de pessoas retidas no elevador, informe a portaria através do intercomunicador ou botão de alarme. Para sua segurança, não tente sair do elevador sozinho ou com ajuda de moradores ou funcionários do condomínio. Aguarde calmamente o resgate seguro que deve ser efetuado somente pelo técnico de manutenção, Corpo de Bombeiros da Polícia Militar ou órgão responsável que o substitua na localidade.

Serviço
Encontre e cote serviços de Elevadores - manutenção e modernização

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2025-04-19 00:10:09' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2025-04-19 00:10:09' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora