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Administração compartilhada resulta em profissionalismo

Administração compartilhada resulta em profissionalismo

Hoje em dia não é mais possível que o síndico centralize todas as decisões, pois a legislação que envolve a área está bastante exigente, principalmente quando o condomínio for tomador de serviço.

Por isso, é necessária uma administração compartilhada, dividindo as responsabilidades entre conselheiros e uma empresa especializada comprometida, principalmente com o cumprimento das normas e leis. O sucesso da gestão também depende do quanto o síndico atende às expectativas dos moradores. É preciso tanto conhecê-las quanto incluí-las em seus objetivos.

O primeiro item que o síndico deve se preocupar é respeitar e atender à legislação. Dentre as leis estão: a convenção, o regulamento interno, as normas de segurança contra incêndio, a legislação tributária e trabalhista. A condução da gestão será facilitada se o síndico adotar as principais funções administrativas que são: planejamento, organização e controle.

O planejamento significa definir os objetivos para a administração, sendo o principal cumprir a legislação porque o síndico responde civil e penalmente se for omisso, negligente ou imprudente. Poderão constar como objetivos secundários os seguintes itens: melhorar a qualidade dos serviços, valorização patrimonial, obter o melhor custo e estabelecer canais de atendimento aos moradores, como horário de atendimento pessoal, por e-mail e caixa de sugestão.

Para completar os objetivos é necessário realizar pesquisa de opinião com os moradores, visando identificar obras e ações, as quais poderão ser classificadas como prioridades, levando-se em consideração alguns preços já levantados pela administração.

Para conhecer um pouco mais as expectativas dos moradores e definir objetivos para a gestão é importante que o síndico realize outras pesquisas, por exemplo, sobre as assembleias – dia da semana e horário mais adequado; tempo que as pessoas estão dispostas a permanecer na reunião; apuração dos votos por meio de votação secreta visando evitar constrangimento. Ainda poderá pesquisar o atendimento dos funcionários e até mesmo a administração interna (síndico, subsíndico e conselho); atendimento da administradora e prioridade de obras.

Ainda dentro do planejamento, visando atrair um número maior de participantes para as assembleias, o síndico deverá, em conjunto com a parceira administradora, organizar as assembleias, assim como ocorre nas empresas.

Um dos objetivos prioritários de uma gestão moderna é a valorização do patrimônio. No momento da implantação os apartamentos possuem um valor de mercado, que poderá ser mantido ao longo da sua vida útil se forem realizadas as manutenções adequadas.

Em relação à organização o síndico deverá ser o conciliador, líder e integrar a equipe da qual fazem parte o subsíndico, conselheiros, funcionários e a administradora. Outro ponto importante é possibilitar treinamento para os funcionários, para que tenham condições de responder à altura das necessidades do condomínio.

Para atingir os objetivos também é necessário escolher os meios adequados, entre eles o de realizar uma minuciosa análise financeira e ter perfeito controle dos recursos, que podem ser feitos por meio de planilhas e gráficos. A gestão deverá seguir e atender ao orçamento aprovado para o período.

Todas essas dicas trarão maior sucesso e tranquilidade aos gestores, pois administrar condomínios deixou de ser uma atividade que se realizava aos finais de semana, hoje se assemelha à gestão de uma empresa.