Tendências tecnológicas que vão moldar as inovações em 2023

Fonte: Wikimedia Fonte: Wikimedia

Com a chegada de 2023, muitas promessas tecnológicas vão surgindo no horizonte.

E para quem está ansioso para saber o que vem por aí, três são as principais tendências que moldarão os próximos meses. Abaixo é possível conferir cada uma delas em detalhe.

Acesso remoto

Uma tendência que vem ganhando força nos últimos tempos e que deve crescer ainda mais em 2023 é a capacidade de acessar dispositivos remotamente através da internet. Sobretudo com a chamada “Internet das Coisas” (IoT), o mercado promete cada vez mais dispositivos com a capacidade de se conectar à internet. Realizar tarefas simples como controlar seu termostato, ajustar as luzes do quarto ou comandar outros aparelhos a partir de seu celular vai se tornar progressivamente corriqueiro.

Mas não é apenas em termos domésticos que a inovação vai agir. Com a maior integração entre os dispositivos, o acesso de arquivos entre diversas plataformas também será facilitado. Um exemplo disso é o Meshnet, da NordVPN. Para quem não sabe o que é rede Mesh, ela se trata de uma funcionalidade que permite aos usuários acessarem seus documentos remotamente, de maneira totalmente segura. Ideal para quem precisa visualizar arquivos armazenados no computador de casa enquanto está no escritório ou na universidade.

Nos imóveis, a principal função da internet das coisas (IOT) é garantir mais conforto, praticidade, acessibilidade, economia e segurança a seus moradores.

As principais soluções em imóveis estão relacionadas à automação predial. Um projeto completo de automação deve ser feito durante sua construção, ou vai requerer obras significativas para transformar um imóvel comum em um totalmente inteligente e conectado.

A possibilidade de operar eletrodomésticos e eletrônicos a distância, soluções de economia e geração de energia (provavelmente solar), reutilização de água, segurança e facilidade de acesso para pessoas com mobilidade reduzida e deficiência já são comuns hoje em dia, mas exigem instalações elétricas modernizadas e uma conexão de internet sem fio estável e que suporte múltiplos aparelhos conectados.

Tecnologia limpa

Outra onda que certamente vai direcionar as inovações em 2023 é a tecnologia limpa. Com a preocupação com o meio ambiente em alta, há uma demanda crescente por tecnologias que tenham impacto positivo no planeta. Isso inclui a expansão do uso (e aprimoramento da eficiência) de fontes de energia renovável, como a solar e a eólica.

Além disso, é provável que haja inovações significativas também no campo do transporte sustentável, com maiores investimentos em veículos elétricos e movidos a hidrogênio. Com o implemento dessas tecnologias, espera-se não apenas reduzir as emissões de carbono, mas também criar novos empregos e estimular o crescimento econômico.

Deep learning

O deep learning (ou aprendizado profundo) é mais uma força que deve dar as cartas este ano. Baseado no processamento de grandes quantidades de dados na busca de soluções inovadoras, esse ramo da inteligência artificial já vem sendo usado em uma variedade de aplicações, como no reconhecimento de imagem e fala.

Nos próximos meses, contudo, a expectativa é que ele desempenhe um papel mais abrangente, fornecendo também respostas para alguns dos problemas sociais mais prementes da atualidade, como otimização do consumo de energia, melhorias nos tratamentos médicos e prevenção de desastres naturais.

Assim, guiados por essas três tendências majoritárias, os próximos capítulos da ciência e da tecnologia devem trazer muitas mudanças positivas para o futuro – sobretudo no que diz respeito à conectividade e ao desenvolvimento sustentável. Entre ecologistas e aficionados high-tech, 2023 deve agradar a todos.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-28 09:35:00' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-28 09:35:00' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora