5G nos condomínios: três vantagens do novo sinal de internet

5G nos condomínios: três vantagens do novo sinal de internet

Mais segurança, conforto e bem-estar estão entre os principais impactos positivos da quinta geração de internet móvel para os condomínios

Com uma velocidade que pode ser até 100 vezes mais rápida que o 4G, a quinta geração de internet móvel, conhecida como 5G, traz benefícios que podem ser úteis para diferentes setores.

Nos condomínios, o 5G promete trazer mudanças significativas, como mais segurança, conforto e bem-estar para os moradores e funcionários destes empreendimentos. Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador da fintech CondoConta, listou 3 vantagens principais da adesão do 5G nos condomínios. Confira:

Segurança

Com o 5G, a intensificação e o uso crescente da tecnologia de Inteligência Artificial (IA) permitirá reforçar a segurança patrimonial dos condomínios. A portaria remota, por exemplo, pode se beneficiar do aumento na velocidade para o uso da IA nas câmeras inteligentes e ter funções muito mais precisas na detecção e identificação de pessoas, tanto em ambientes externos, quanto internos.

O uso desse dispositivo também permite análises de áudios e detecção de movimentos, integração e compartilhamento de grandes bancos de dados.

Melhor alcance da internet

Quando o assunto é Internet, um dos grandes desafios para os condomínios verticais localizados em centros urbanos é a passagem de cabos. Atualmente, a inadequação das instalações da edificação para permitir o acesso interno dos cabos de fibra óptica prejudica e dificulta a infraestrutura de banda larga.O 5G nos condomínios pode solucionar esse problema através do Fixed Wireless Access (acesso fixo sem fios).

Com edifícios mais inteligentes, também aumentam as possibilidades de sistemas de iluminação, elétrico e hidráulico, aproveitamento de energias renováveis, controle de eletrodomésticos e diversas outras funções.

Mais conforto e bem-estar

Segundo dados da Research and Markets, o mercado global de Smart Cities deve duplicar de tamanho, chegando a 820,7 bilhões de dólares, em 2025. Este crescimento exponencial é orientado principalmente por desenvolvimentos nas tecnologias de IoT e a expansão da rede 5G.

O 5G nos condomínios também significa maiores possibilidades de automação por meio da chamada Internet das Coisas (IoT), como o controle de iluminação, comando por voz nos elevadores e sensores de presença que regulam a temperatura nas áreas comuns.

Com o mercado de produtos inteligentes em expansão e a nova tecnologia, cresce também o número de alternativas para tornar os condomínios mais práticos, confortáveis e seguros.

Onde está disponível?

No dia 4 de outubro, todas as capitais do Brasil foram liberadas para receber os sinais que permitem a tecnologia 5G nos celulares. A possibilidade veio após a Agência Nacional de Tecnologia (Anatel) liberar as prestadoras que adquiriram a faixa 3,5 GHz do 5G a ativar o sinal para os estados do Norte. 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-28 10:03:37' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-28 10:03:37' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora