Seu condomínio tem morador preconceituoso?

Seu condomínio tem morador preconceituoso?

Passa dia, entra dia, o que mais verificamos nas mídias sociais e nos meios de comunicação são as grandes situações de preconceito que vem sendo enfrentado por condôminos, empregados e até visitantes dos condomínios

A situação beira ao absurdo com ameaça à integridade moral e física das pessoas. Isso deve acabar! Isso é crime!

Mas, de que forma a administração condominial deve enfrentar essa situação?

Para que se possa enfrentar essa situação, é fundamental a união entre os demais condôminos e a administração condominial para o combate efetivo ao morador que exerce a alguém qualquer tipo de preconceito, seja racial, a pessoas com limitações intelectuais ou motoras, social, mulheres, ou qualquer outro.

Inicialmente, necessita-se entender o que é preconceito, saber identifica-lo, combate-lo, independente da “queixa” ou motivação da vítima, estar atento ao que acontece dentro das áreas daquele condomínio. Isso é dever de todos que compõem o condomínio e para isso temos que nos isentar de julgamento da nossa própria experiência e termos empatia verdadeira com a vítima do ato racista.

Reportando-nos a repercussão e recorrência de atos de racismos que vemos noticiados com uma frequência absurda atualmente, a administração condominial e a massa condominial devem buscar a instrução para combater com esmero e efetividade qualquer atitude racista e preconceituosa. Atos de administração como multa, devem ser ações de tentativa impeditiva de atos racistas praticados pelos condôminos, mas caso seja ineficaz a medida administrativa, a busca pelo amparo jurídico deve ser ato contínuo e imediato, para auxiliar no combate ativo para dar fim ao preconceito no ambiente condominial.

No âmbito jurídico, o que reafirmamos é que além de crime e a vítima deva buscar o amparo da Justiça, racismo traz à vítima grande problemática emocional e o ofensor traz para aquele condomínio uma problemática de instabilidade a todos que ali convivem, transtornando o ambiente e d-estoando do que o condomínio deve ser, um lar.

Com a união de todos devemos combater o preconceito com firmeza e afirmar o posicionamento da gestão condominial, amparar a vítima em todos os aspectos, inibir a conduta do opressor tanto administrativamente, quanto juridicamente. A massa condominial é forte e deve zelar pela humanidade, compaixão, empatia e dignidade de qualquer pessoa, devendo ser questão de honra para todos.

Fernanda Machado Pfeilsticker Silva é advogada, pós-graduada em Direito Imobiliário, Negocial e Civil e pós-graduada em Direito Processual Civil. Atua na área do Direito Imobiliário, ramo condominial.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-28 08:55:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-28 08:55:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora