Controle de pombos e morcegos

  • 21/Julho/2016 - Redação CondominioSC
Controle de pombos: isolá-los dos seus abrigos e evitar a reprodução Controle de pombos: isolá-los dos seus abrigos e evitar a reprodução

 

Animais podem causar doenças respiratórias provocadas por inalação da poeira das fezes secas

Ao entrar por pequenas brechas, pombos e morcegos podem formar ninhos dentro do prédio, entre a laje e o telhado ou até no buraco do ar condicionado.
Mas, apesar de transmitirem doenças, esses animais não podem ser exterminados, conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98). O indicado pelo Ministério da Saúde é que sejam realizadas medidas de controle.
Ambos causam doenças respiratórias provocadas por inalação da poeira das fezes secas, - portadores de fungos que causam a histoplasmose-, infecção que atinge o sistema nervoso e causa dores de cabeça, visão turva e agitação.
A salmonelose é outro mal que atinge o homem quando ingere alimento contaminado pelo excremento. O caso de respirar fragmentos do dejeto do pombo, também pode provocar criptococose, que dá tosse, febre e falta de ar. “Na limpeza é preciso umedecer as fezes para não esfarelar. A pessoa que faz a higienização do local precisa usar Equipamento de Proteção Individual (EPI), entre eles máscara que tampe o nariz e boca e luvas”, orienta a bióloga do Centro de Zoonoses de Florianópolis, Ana Maria da Cunha.

Cuidados
Com os morcegos também se deve ter cuidado, principalmente com as mordidas, já que podem transmitir raiva. Se entrarem no prédio e colocarem em risco os moradores, o ideal é acionar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental. Para afastá-los, as recomendações são de cobrir as fendas e colocar naftalina nos abrigos, pois o produto exala um vapor que irrita a mucosa do animal, que foge do recinto.
De acordo com a bióloga, entre as medidas a serem adotadas para o controle de pombos são: isolá-los dos seus abrigos e evitar a reprodução. “Não alimentá-los, pois quanto mais a fêmea come, mais entra no cio e procria”, observa. Também é importante vedar as aberturas que a ave utiliza como abrigo.

Dispositivos para afastar as aves
Ana Maria da Cunha, observa que o mercado oferece dispositivos que impedem o pouso dos pombos nos beirais dos telhados, como graxas e folhas de alumínio que refletem a luz e incomodam os olhos do animal. Segundo ela, existem sonares que emitem ruídos, mas com o tempo o bicho pode se adaptar. Outra sugestão para impedi-los de ficar sobre o prédio é colocar náilon na borda da laje. “São três fiozinhos, um do lado do outro, postos a 10 centímetros acima da margem, em uma distância de três centímetros um do outro”, aponta.

Gerente de uma empresa de controle de pragas, Leandro Buehring explica que presença do pombo também atrai pragas para o condomínio, como mosca, piolho e barata. Além disso, outros problemas podem ocorrer. “Em uma enchente, o ninho de um pombo foi carregado pela enxurrada e obstruiu as calhas do prédio de um de nossos clientes. A água transbordou pelo telhado, causou infiltrações e alagou apartamentos”, conta.

Mais informações: Centro de Zoonoses da Capital (48) 3338-9004

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-26 11:23:56' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-26 11:23:56' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora