Imprimir esta página

Associados da Sicredi serão isentos da tarifa sobre cheque especial

Além de isentar da tarifa, a Sicredi Vale Litoral SC há mais de 5 anos, já pratica taxas abaixo do mercado, com juros a partir de 1,99%(mês). Além de isentar da tarifa, a Sicredi Vale Litoral SC há mais de 5 anos, já pratica taxas abaixo do mercado, com juros a partir de 1,99%(mês).


A cooperativa Sicredi Vale Litoral SC, que abrange as regiões do Vale do Itajaí Açu, Vale do Itajaí Mirim, Vale do Tijucas e litoral catarinense anunciou nesta última semana que não irá cobrar a tarifa de 0,25% dos associados com limite no cheque especial acima R$ 500, autorizada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O órgão redesenhou o cheque especial e permitiu às instituições financeiras a cobrança da tarifa como forma de compensação pela limitação nos juros do cheque especial em 8% ao mês, anunciada no fim de novembro, e válida a partir de 6 de janeiro de 2020.

Pelas regras do CMN, a tarifa de 0,25% vai incidir sobre o valor do limite que exceder R$ 500 e será descontada do valor devido a título de juros de cheque especial no respectivo mês, caso ele seja utilizado. Ao decidir pela não tarifação, a Sicredi prova mais uma vez que está ao lado dos seus associados e trabalha junto para o seu crescimento, sejam eles pessoas físicas, microempreendedores Individuais (MEIs) ou produtores rurais.

“Somos uma instituição financeira cooperativa da comunidade. Nosso interesse é o desenvolvimento dos nossos associados, das suas finanças e dos seus negócios. Que tenham uma vida financeira saudável e equilibrada. A não cobrança dessa taxa, autorizada pelo CMN, demonstra que estamos ao lado dos nossos associados agregando valor e renda”, diz o diretor Executivo da Sicredi Vale Litoral SC, Arão João da Silva Neto. Ele acrescenta ainda que “Só isentar a tarifa do Cheque especial não bastou. Na Sicredi Vale Litoral SC já praticamos taxas abaixo do mercado, há mais de 5 anos, inclusive com juros a partir de 1,99% (mês), estamos trabalhando forte na redução de custos para os nossos associados, nosso objetivo é agregar renda, além de orientar nossos Associados sobre o melhor uso do dinheiro e das linhas de crédito".

Segundo o governo federal, o objetivo da limitação dos juros do cheque especial visa reduzir seu custo e sua regressividade, considerando que essa linha de crédito é mais utilizada por clientes de menor poder aquisitivo e pouca educação financeira. A limitação dos juros em 8% ao mês começa a valer em 6 de janeiro de 2020. Para os contratos em vigor, a incidência de tarifa só será permitida a partir de 1º de junho de 2020. A instituição financeira que optar pela cobrança deve comunicar o cliente com 30 dias de antecedência.

Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem um papel de dono do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros.

Mais informações estão disponíveis em www.sicredi.com.br.