Como liderar a transformação da sua administradora através das pessoas

Como liderar a transformação da sua administradora através das pessoas

 

Em 2018, o Superlógica Next percorreu 10 cidades do Brasil levando o conteúdo que as administradoras de condomínios precisam para sobreviver e se reinventar no cenário atual, que é competitivo e com baixo crescimento.

Diversos motivos levaram a esse panorama, como o fraco desempenho da economia nos últimos anos, aumento da concorrência desleal, chegada da transformação digital nos condomínios e inércia em não aproveitar as grandes oportunidades que vêm surgindo.

Para tirar o melhor desse momento, é necessário realizar uma transformação na sua administradora e existe apenas um caminho para isso: através das pessoas. Não é tão trivial como parece e nem é uma atribuição exclusiva do departamento de recursos humanos.

Ele envolve a criação de um ambiente dinâmico, arrojado, com uma ampla contextualização dos times, construção de relacionamentos, ajuste de crenças pessoais e coletivas, formação de pessoas e busca de conhecimento. Em conjunto, tudo trará a mudança de atitude e discussões relevantes para atingir os resultados concretos e duradouros com as pessoas.

O Google não nasceu de uma pura inovação tecnológica, mas sim do trabalho de seus dois fundadores em um quarto de faculdade. Não existe empresa inovadora, o que existe são pessoas no ambiente certo. Enxergar o seu time com a ótica correta muda tudo!

Proporcionar o ambiente e a mentalidade adequada para o melhor resultado são as bases desse processo de transformação que irão afetar como as pessoas pensam, agem, reagem e utilizam os recursos para o melhor resultado no seu negócio. Isso implica em mudar a cultura de sua empresa, que será utilizada de forma estratégica para estimular a transformação e os bons resultados.

Por onde começamos a transformação?
O alto escalão da empresa precisa comprar a ideia e se envolver diretamente, só assim será possível realizar todas as mudanças necessárias para o negócio, já que a cultura tem relação com o propósito da empresa e com a mentalidade dos fundadores.

Na Superlógica, nosso propósito é “transformar o mundo através do empreendedorismo” e isso nos norteia quando desenvolvemos produtos, formamos líderes, times e nos posicionamos no mercado. Os fundadores apoiam e patrocinam a construção constante da nossa cultura. É o nosso ativo intangível mais importante, algo que não pode ser copiado e um grande diferencial competitivo.

Comumente, nesse processo de mudança tentamos metrificar os resultados financeiros logo no início. Minha recomendação é não fazer isso, e sim gastar toda energia validando hipóteses, encontrando respostas e tomando as decisões certas. Tudo é orgânico e as métricas virão em momento oportuno.

Crie um ambiente aberto para discussão
Mais pessoas contribuindo de forma horizontal acelera o aprendizado e a tomada de decisão. Trinta pessoas contextualizadas tomam melhores decisões do que duas.

Comece reuniões semanais de uma hora e meia com o time, com umas 20 pessoas em média, em um grande círculo. É importante discutir um tema relevante ao negócio que todos os participantes da reunião tenham condições de contribuir. Sem o uso de apresentação ou slides, e com a participação de um diretor para balizar os próximos passos.

Estimule a discussão, deixe a hierarquia de lado (mesmo que as decisões sejam tomadas pela diretoria), mantendo um clima de segurança e sem retaliação.

Estimule o ambiente com conteúdos relevantes
Gere conhecimento para o time com livros, vídeos e treinamentos. Isso irá fortalecer a crença e contextualizar a equipe para as ações e reuniões semanais.

Na Superlógica, os funcionários têm de ler, obrigatoriamente, os livros Startup Enxuta de Eric Ries, Dobre os Seus Lucros, de Bob Fifer, Satisfação Garantida, de Tony Hsieh e Reinvente Sua Empresa, de David Heinemeier Hansson. São eles que dão a ideia básica e o contexto necessário para continuar produzindo de acordo com a nossa cultura.

Redes sociais para fomento do ambiente colaborativo
Um fórum em uma rede social vai estimular a interação, nivelar e aumentar o contexto dos times. Na Superlógica, criamos um grupo fechado do Facebook que motiva as pessoas a compartilharem informações, desenvolver novas ideias, discutir e resolver abertamente os problemas.

Os feedbacks são acelerados e em tempo real em uma rede social de forma ampla. Publicamos matérias, vídeos, problemas e projetos importantes para a empresa, assim todos podem participar do processo.

Mantenha o seu time
Temos as pessoas certas nas posições corretas? Investir na reciclagem e contratação de funcionários é vital para a construção de um time de alta performance. Contudo, apesar de ser a ação mais fácil de todo processo, é a opção de menor impacto.

A transformação real está na criação de um ambiente de discussão, aprendizagem e desenvolvimento de times de alto desempenho. Com o ambiente criado e o time certo alinhado às ideias da empresa, surge a condição de se adaptar rapidamente às mudanças e buscar o modelo de gestão mais adequado para o bom andamento da transformação.


Emerson Rodrigues é líder cultural da Superlógica e palestrante do evento Superlógica Next, o maior evento sobre gestão para administradoras de condomínios do Brasil

 

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