Fumante em condomínio

Fumante em condomínio

 

A vida em condomínio exige dos condôminos esmero para alcançar o bom relacionamento entre todos, afinal há um interesse comum que é o próprio patrimônio: o condomínio. Além disso, o mercado de serviços para auxiliar a administração condominial está em pleno crescimento e o acesso as informações com profissionais especializados, fica a cada dia mais acessível, sem falar, da profissionalização dos síndicos.

A legislação nem sempre é elucidativa o suficiente, tampouco completa a ponto de sanar qualquer eventual questão que ocorra no dia a dia da vivência condominial. Há sempre o conflito de interesses, geralmente, na esfera individual, que pode atingir o interesse coletivo.

Atualmente a legislação e a jurisprudência têm abrangido de forma mais eficaz as questões corriqueiras oriundas do convívio condominial. Uma delas - que é dúvida recorrente - trata-se do uso das áreas comuns do condomínio, ditas áreas de lazer.

Nestas áreas, muitas vezes, os condôminos acreditam que podem fazer uso indiscriminado - o que não é verdadeiro. Uma vez que, não havendo legislação especifica sobre algum assunto a regulamentação interna condominial trará regras para uso destas áreas.

Muito corriqueiramente, ressurge questão de alta relevância e muitos debates no condomínio:  fumar nas áreas comuns, o que foi devidamente sanada pela Lei 12.564/11 sancionada em dezembro/2014, sendo conhecida como Lei Antifumo.

Nesta Lei está a expressa proibição de fumar em locais de uso coletivo, público ou privado, inclusive ambientes parcialmente fechados como corredores e hall de condomínios. Podendo o condomínio, através de assembleia estabelecer regras de proibição de fumo abrangendo quiosques, churrasqueiras, playground, piscinas, espaços gourmet, salões de festas, sala de jogos, entre outros, estabelecendo sanções inclusive, visto que a lei não prevê, até mesmo para os descartes das bitucas de cigarros.

A celeuma advém do fumante em área privativa, o dito “dentro de casa”, a referida Lei não interfere no direito de propriedade, porém o direito de propriedade não pode causar prejuízo ou incomodo ao sossego dos demais condôminos ou até mesmo causar situação de insalubridade caso fumar prejudique a saúde do vizinho.

Sendo primordial utilizar o bom senso na busca da melhor saída, pois autonomia dos condôminos para uso da sua unidade é preservado por lei, mas não é uma garantia absoluta, ou seja, não podendo fazer uso indiscriminado desta.

Fernanda Machado Pfeilsticker Silva
Advogada em Florianópolis/SC. Pós-graduada em Direito Imobiliário, Negocial e Civil. Pós-graduada em Direito Processual Civil. Atuação em Direito Imobiliário com foco no ramo condominial.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 10:56:26' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 10:56:26' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora