Desconto de Multas e Juros

Com as dificuldades do dia a dia, muitos condôminos que, até então, sempre pagaram as suas taxas de condomínio em dia podem vir a, eventualmente, atrasar o pagamento por algum motivo em especial.

Muitas vezes, estes condôminos procuram o Síndico buscando realizar o pagamento do boleto sem a multa e os juros, sob as mais diversas alegações. Alguns Síndicos, compadecidos da situação alegada, ou até mesmo porque o requerente não costuma atrasar a taxa de condomínio, autorizam a emissão de um novo boleto sem a cobrança da multa e juros.

O alerta que faço aqui é de que o Síndico não possui autonomia para este tipo de permissão. Cabe ao Síndico cumprir integralmente o que reza a convenção condominial. As convenções sempre fazem previsão da cobrança de multa e juros sobre os boletos que forem quitados fora do prazo de vencimento, não podendo o Síndico tratar de forma diversa.

O Síndico corre o risco da assembléia de prestação de contas não aprovar o abono de multa e juros de boleto pago fora do vencimento, acarretando à este o dever de ressarcir o condomínio no valor respectivo.

Para diminuir a possibilidade de o Síndico ser sancionado em função de um ato que, por muitas vezes, visa ajudar o próximo, indico que os abonos de multas e juros sempre tenham a aprovação do Conselho Consultivo e/ou Fiscal. Todavia, mesmo havendo a citada autorização do Conselho, a assembléia poderá ainda rejeitar este item e ordenar ao Síndico o respectivo ressarcimento.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 13:32:27' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 13:32:27' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora