Paisagismo alia estética à qualidade de vida

Paisagismo alia estética à qualidade de vida

Projetos renovam aparência de condomínios além de atender às necessidades contemporâneas dos moradores

Espaços de convívio que valorizem o verde, a sustentabilidade e as áreas convidativas para o convívio com a natureza estão cada vez mais em alta. A natureza toma forma nos condomínios em paredes vivas, hortas coletivas, jardins e áreas de convívio social, e ganha destaque entre as tendências da arquitetura moderna. Em novas edificações tais espaços ganham propostas especiais e em condomínios já existentes são a aposta para trazer características mais modernas aos espaços.

“Jardins verdes com traço contemporâneo que valorizam as formas estão em alta no momento”, revela a arquiteta paisagista, Juliana Castro, que ainda observa que apesar das tendências o importante é entender quais as necessidades e possibilidades em cada condomínio. “Podemos aplicar vários materiais, depende da situação. Não há uma regra. Cada lugar e cada grupo são especiais e individuais”, afirma.

Paisagismo Condominio
Jardins, lounges, pergolados, pet places, hortas: Apesar das tendências não há uma regra, o projeto de paisagismo deve atender às necessidades e possibilidades de cada condomínio

A arquiteta ainda destaca que, assim como a variedades de materiais que podem ser usados, características sobre o clima, durabilidade e floração também são aspectos a serem analisados na hora de propor alternativas paisagísticas. “Há muitas plantas adequadas para uso em paisagismo na nossa região. Nosso clima é ótimo para os jardins, por exemplo. Os cuidados na escolha da vegetação são importantes, especialmente em situações com grande incidência dos ventos e da maresia direta em áreas próximas ao mar”, aponta.

Segundo ela, outro fator que não pode ser esquecido é o tipo de raiz em áreas sobre laje ou próximas de estruturas construídas. “Além das árvores, há vários arbustos e herbáceas com raízes agressivas, a exemplo das arecas, yuccas e dracenas. Plantas perenes e de fácil manutenção são ótimas opções para o paisagismo em condomínios. Vale pensar em florações com épocas alternadas e belas composições com tons de verdes e diferentes texturas. Assim o jardim estará bonito e ano todo sem troca de vegetação”, analisa.

A arquiteta paisagista Ana Trevisan ainda pondera que, embasado nas tendências e inúmeras possibilidades de aplicação, o paisagismo pode propor releituras a espaços pouco valorizados. “Tudo vai depender do uso que se pretende dar. Ambientes com pouca luminosidade podem ganhar vida com plantas de sombra como jardins de inverno. Já ambientes muito ensolarados podem ganhar áreas de sombras com árvores ou palmeiras. Um jardim pode ser uma opção de contemplação ou de recreação e lounges, pergolados, pet place, playground, fogo de chão e horta”, sugere.

Ana ainda pondera que investir no paisagismo também é apostar na qualidade de vida dos usuários. “Quando falamos em revitalização paisagística das áreas verdes em condomínios, é no intuito de trazer mais beleza e qualidade de vida aos usuários do local. Investir em jardins e áreas de lazer nos condomínios é um grande benefício para os moradores, pois o contato com a natureza influencia diretamente na saúde das pessoas”, considera.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 15:26:24' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 15:26:24' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora