Imprimir esta página

Férias nos condomínios exigem atenção com as piscinas

Férias nos condomínios exigem atenção com as piscinas

O período de férias escolares é motivo de alegria para as crianças que moram em condomínios que possuem estruturas poliesportivas e demais espaços para recreação.

Contudo, para que a alegria possa ser tranquila, principalmente para os pais, o espaço condominial deve estar com todas as localizações em estado perfeito e supervisionados para que nenhum acidente ocorra.

O alerta para as questões citadas ganha ainda mais força com base na pesquisa divulgada pelo Núcleo de Trauma do Hospital Samaritano de São Paulo, que aponta um aumento de 25% no volume de acidentes domésticos registrados em hospitais no período de férias escolares. E o que mais está ligado aos condomínios em torno deste número é o uso da piscina. O local, por diversas vezes, não está apropriado em termos de estrutura e supervisão de profissionais. Tornando-se, assim, um ponto de risco.

Diretora da 3A Consultoria Predial, Adriana Jorge explica que a preocupação com as piscinas nos condomínios é válida, mas que isso não deve também ser um fator que iniba o uso do local. Segundo ela, os acidentes no recinto podem ser evitados com medidas adotadas pelos síndicos. E os responsáveis (pais) também devem respeitar os limites e supervisionarem seus filhos.

"Vale ressaltar que é importante o condomínio estar com suas manutenções em ordem e informar os moradores que os funcionários atendem ações já destinadas e acordadas. Isso porque os acidentes nas piscinas podem ocorrer por erros que infelizmente são comuns, como criança cuidando de criança, adultos que dispersam pelo uso do celular e, na grande maioria, não sabem proceder em caso de acidente", ressalta.

A questão da manutenção também é importante. Por isso o síndico tem que constantemente manter o local de maneira perfeita para uso. Caso isso não ocorra, a culpa em caso de ocorrência será dele.

"A falta de manutenção é algo importante enfatizar. Casos como a falta de tampa no ralo, água não tratada, azulejos e bordas lascadas e a falta de cercado no espaço podem impulsionar um problema", completa Adriana.

Uma alternativa para que os condomínios possam passar as férias escolares sem qualquer tipo de problema é a contratação de empresas de recreação. Com isso, o síndico assegura a eliminação de ocorrências, principalmente os barulhos excessivos e a destruição de patrimônio. A opção também é boa para os pais, pois trará a certeza que os filhos estarão ocupados e, claro, seguros. As crianças também ganham com isso. Será a chance de criar novas amizades por meio de novas brincadeiras.

Planejamento e responsabilidades - No período de férias escolares o ideal é que os condomínios evitem realizar obras e façam manutenções diárias em seus espaços de lazer. "Caso tenha a necessidade de uma obra é fundamental que a ação seja bem planejada e informada com antecedência pelo síndico aos moradores", disse a diretora.

E se os acidentes acontecerem na piscina ou em outros espaço, o primeiro passo é prestar o atendimento necessário. A seguir, antes de direcionar a responsabilidade, deve ser feita a apuração dos fatos. Cabe ao síndico deixar as manutenções em ordem. "A responsabilidade das crianças é totalmente dos pais, e não dos síndicos".