Imprimir esta página

Higiene sem danos à saúde

Crianças são mais sensíveis a reações alérgicas provocadas por produtos de limpeza, pó e ácaros Crianças são mais sensíveis a reações alérgicas provocadas por produtos de limpeza, pó e ácaros

O sistema e as técnicas para higienização das áreas comuns do condomínio são bem diferentes de limpar do que um cômodo da própria casa.

Isso porque, por se tratar de um espaço onde circulam pessoas com diferentes perfis, existem algumas peculiaridades que devem ser levadas em conta. Para não ter erro, é recomendável seguir padrões de limpeza específico a esses ambientes.

A primeira orientação a ser seguida é em prol do trabalhador, que deve ser equipado com luvas, calçados adequados e até, quando necessário, máscaras e toucas. Os itens desse kit de proteção variam de acordo com a área a ser higienizada e os produtos a serem manuseados.

O médico alergista Isaac A. Frenhof atende todos os dias crianças e adultos com doenças alérgicas em Florianópolis. Ele orienta que os riscos são ainda maiores para a pessoa que faz a higienização: “O uso de equipamento de proteção individual é imprescindível. O faxineiro deve observar se tem alergia, por exemplo, à látex, o que é muito comum. O uso da luva fabricada nesse material, nesse caso, não seria recomendável.”

Cuidados com as crianças

Para melhor eficiência da limpeza, é necessário ter atenção para alguns detalhes. Em uma brinquedoteca, por exemplo, há constante presença de crianças, que são mais sensíveis a reações alérgicas provocadas por produtos de limpeza ou até ao próprio pó, mofo e ácaros.

Mauro Cesar Machado Rego é sócio de uma empresa de higienização de ambientes e explica que neste local é preciso realizar, primeiramente, a aspiração de estofados, almofadas, puffs, bichos de pelúcia, tecido e paredes. “É importante lembrar que os objetos devem ser sempre aspirados e nunca chacoalhados, visto que este ato espalharia os ácaros e impurezas no ar, sem, ainda, resultar numa limpeza adequada”, esclarece.

O empresário acrescenta que os brinquedos cujos materiais não sejam tecidos, a limpeza deve ser feita com uma solução de água, álcool e algumas gotas de água sanitária – sem excesso. “Para evitar reações alérgicas, existem soluções mais neutras e caseiras com manipulação de água, vinagre, bicarbonato e sal”, diz.

Ainda no ambiente da brinquedoteca, é recomendável limpar, primeiramente, os objetos é após limpar os pisos com pano úmido em solução de água e desinfetantes, preferencialmente os inodoros ou suaves. “Esse processo deve ser realizado por partes, passando em seguida um pano seco para evitar que o pó em suspensão no ar grude novamente no chão”, explica.