Demolição

Demolição

Já sou síndica há tanto tempo e só não estou careca de saber das minhas responsabilidades, porque cuido muito bem das minhas madeixas. O fato é que como síndica, tenho claras minhas atribuições, no entanto, nosso condomínio com quase duzentas unidades, têm inúmeros moradores que, na ânsia de ajudar – prefiro acreditar que seja isso – se atravessam em cada situação, dificultando o desenrolar das coisas.

Vou explicar o motivo do meu desabafo: um vizinho de muro do condomínio, teve que demolir um pequena edificação para no lugar construir um novo prédio. Dias antes um responsável pela obra me procurou, apresentou-se como engenheiro da construtora e me informou que estava fazendo um laudo antes de iniciar a demolição e a obra do novo prédio. Fotografou nossas dependências e me explicou como seria. Na semana seguinte recebi o laudo muito bem explicadinho. Esse documento os estava resguardando e a nós também. Qualquer resultado como rachaduras ou coisa pior, seria assumida por eles.

No início da semana recebi uma cópia do alvará autorizando a demolição e ontem teve início o serviço do pessoal, retroescavadeira, pó e barulho. Eu estive na nossa área de jardim que faz divisa com o local da obra e observei que foram colocados os tapumes sobre o muro, mas mesmo assim levantavam nuvens de poeira cada vez que o braço feroz da retroescavadeira punha abaixo uma parede. Caiam pequenos estilhaços e entulhos no nosso jardim, que estava isolado.

Como eu tinha mais o que fazer, deixei os especialistas trabalhando e fui cuidar de outros assuntos do condomínio. Comecei a receber inúmeras mensagens de moradores observando a obra e questionando se aquilo era permitido, que aquela bagunça não poderia ser permitida e assim por diante. No final do dia eram mais de vinte e oito mensagens de gente querendo fiscalizar o que se passava no terreno ao lado e pior, querendo que eu proibisse, pois afinal de contas estava levando poeira e fragmentos de alvenaria para dentro do nosso jardim.

Para todos eles eu respondi que estava tudo regularizado, e que eu tinha acompanhado tudo, que a área estava isolada, que não haveria riscos e que se algum dano acontecesse, eles eram responsáveis.

Hoje a parte da demolição acabou. Os operários da construtora vieram e consertaram tudo, limparam tudo e em pouco tempo tudo estava como antes. Mas aí eu me pergunto: como as pessoas pensam que uma obra acontece? O que os leva a crer que num serviço desse tipo é possível controlar efeitos como poeira e barulho? Minha conclusão é que alguns têm pré-disposição para mandar, outros querem ter o controle de tudo, outros são terrivelmente egoístas e não estão dispostos a ceder em nada para que outrem possa realizar alguma coisa que dependa de sua tolerância. E outros são apenas chatos de plantão.

Se um condomínio elege um síndico, será essa pessoa a representante por esse tipo de questão e não é necessário ficar incomodando o tempo todo para fiscalizar. Ou confia no síndico, ou não confia.

Martinha Silva é escritora, graduada em Administração, especialista em Gestão de Pessoas e gestora condominial em Itajaí.

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 10:00:42' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 10:00:42' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora