Imprimir esta página

Estudo dirigido

Estudo dirigido

Quando alguma novidade chega ao mercado ela é recebida com muito entusiasmo da minha parte.

Quando essa novidade traz soluções voltadas ao conhecimento, desenvolvimento e atuação da função de síndico, muito mais! E apesar de não ser uma prioridade, percebo que o mercado vem buscando inovar, nas maneiras de apresentação e condução, e atender às demandas de quem escolheu empreender a função de síndico, pois se a função em um passado não muito distante não oferecia glamour algum, agora está em amplo desenvolvimento e o mercado atento acompanha o perfil de aprimoramento e necessidades destes profissionais.

A exemplo disso, no dia 19 de março, participei de um estudo dirigido, conduzido pelo especialista Walter João Jorge Jr, que aconteceu no SindHub em São José, com a organização do Secovi-Florianópolis. E as novidades que me entusiasmaram estão no formato desse projeto, desde a realização em um espaço dedicado ao síndico dentro do conceito de “coworking”, que é a estrutura de um escritório compartilhado entre seus usuários a um custo benefício muito vantajoso, até o aspecto intimista provocado e ambientado pela oportunidade do estudo lapidar o conhecimento.

Ao redor de uma mesa de 12 lugares, pude vivenciar a experiência de me aprofundar em um conteúdo, e ao mesmo tempo compartilhar conhecimento com colegas do setor, sob a maestria do condutor do estudo. Percebi nessa ocasião que o Secovi-Florianópolis, que em diversas oportunidades proporcionou cursos e eventos de formação para síndicos, identificou um potencial no espaço para ir para o próximo nível na capacitação do síndico. Especializar-se e desenvolver conhecimento em questões pontuais inerentes ao bom exercício da função.

O encontro tratou do tema Assembleias Gerais que, em minha opinião, é um dos conteúdos mais importantes para a capacitação de um síndico. Não dominar o conhecimento sobre esse assunto, para um síndico, é correr o risco de ter reduzido a zero todo um esforço de gestão, dada a importância das decisões que emergem das assembleias. Propiciar um estudo num formato tão intimista e trabalhado sob a orientação do professor é inovador. Ponto para os organizadores.