Oxigenar e imunizar

Oxigenar e imunizar

Tenho utilizado bastante a analogia da composição sanguínea em meus vídeos e conteúdos para falar da gestão condominial. E o que é estranho é que quando eu pensei nisso pela primeira vez, não estávamos nem próximos de uma pandemia.

A analogia parece boba, mas é pertinente. Costumo dizer que conteúdos e práticas administrativas são os glóbulos vermelhos do sangue do condomínio. Eles é que trazem oxigenação para a vida condominial. Já o conhecimento e observação das conformidades jurídicas são os glóbulos brancos, responsáveis pela imunidade ou defesa do organismo condominial de ameaças à sua existência.

Esse pensamento ocorreu-me quando eu comecei a perceber que, na busca por capacitação para exercer a função de síndico, a maioria dos colegas se concentra nos glóbulos brancos, os conteúdos jurídicos. E não dão a mesma importância aos glóbulos vermelhos, conteúdos e ferramentas que oxigenarão a sua gestão. Muitos até se enganam ao pensar que os “glóbulos brancos” farão essa função.

É preciso equilibrar a composição sanguínea da sindicatura. É prudente, volta e meia, testar se o hemograma da sua capacitação para exercer a função de síndico tem os elementos necessários para oxigenar e imunizar a sua gestão. Lembrando que uma condição exagerada de imunidade (autoimunidade) acaba por prejudicar o organismo que deve defender, tão prejudicial quanto uma baixa imunidade.

Em tempos de pandemia, quarentena, confinamento, nos questionamos da necessidade de nos proteger de uma fatal ameaça, tanto quanto da necessidade de ir adiante. Vivemos a incerteza de quando iremos equilibrar essa equação para as nossas vidas. E como percebemos, o universo condominial também é sensível a essa questão. De toda sorte, tenho certeza que o desafio da gestão condominial é para os síndicos “sangue bom”!

Rogério de Freitas, graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial, Síndico Profissional.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 19:03:01' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 19:03:01' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora