Quem paga o quê? Proprietário x Inquilino

Quem paga o quê? Proprietário x Inquilino

Muito comum, no ambiente condominial, dúvidas sobre a responsabilidade alusiva a taxa condominial quando o imóvel é alugado.

Antes de adentrar e destrinchar o que é responsabilidade do inquilino ou do proprietário nas despesas que formam a taxa condominial é importante explanar sobre a obrigação da coisa, dita obrigação “propter rem”.

O que é obrigação “propter rem”? É uma obrigação real, que decorre da relação entre o devedor e a coisa. Ou seja, o proprietário é responsável pela coisa (imóvel) e dela decorre a responsabilidade exclusiva sobre seu patrimônio, sendo que este arcará com os débitos advindos do uso da coisa, como por exemplo: IPTU, taxa condominial, financiamento, entre outros, independente quem tenha gerado tal débito. (Artigo 1.345 do Código Civil)

Muito embora a obrigação da coisa (imóvel) seja exclusivamente do proprietário e no caso de inadimplemento este arcará com o débito condominial (obrigação propter rem), mesmo que tenha subsidiado sua obrigação a terceiro. Porém, quando imóvel está alugado, a lei de inquilinato garante que na vigência do contrato de locação e para fins de adimplemento, as despesas lançadas nos boletos podem ser “divididas” entre proprietário (locador) e inquilino (locatário).

Sendo assim, para realizar o pagamento das taxas condominiais na vigência do contrato de locação quem paga o quê?

PROPRIETÁRIO INQUILINO

DESPESAS EXTRAORDINÁRIAS

DESPESAS ORDINÁRIAS

  • Reformas que atingem a estrutura do imóvel (valorização do patrimônio);
  • Pintura das fachadas;
  • Equipamento de intercomunicação;
  • Equipamentos para a prática de esportes (quando o condomínio tiver um espaço para a prática esportiva);
  • Equipamento para área de lazer (por exemplo: piscina);
  • Decoração de áreas comuns de passagem, ou salão de festas, entre outros.
  • Salário de empregados do condomínio;
  • Despesas pelo consumo comum do condomínio e individual da unidade pelo consumo de água e esgoto, gás, luz;
  • Limpeza e conservação das dependências de uso comum.

 

 

 

 

 

Insta esclarecer qual a diferença entre despesas ordinárias e extraordinárias. Despesas ordinárias dizem respeito as despesas oriundas da manutenção e da realização de pequenos reparos de emergência do condomínio e as despesas extraordinárias dizem respeito a benfeitorias realizadas no prédio e em todo o condomínio, visando agregar valor ao imóvel.

Uma dúvida muito recorrente, que muitas vezes são apresentadas aos síndicos, é sobre o fundo de reserva: quem paga? Depende! Quando a reposição do fundo de reserva alude despesas ordinárias, este pode ser arcado pelo inquilino se tais despesas surgirem na vigência do seu contrato de locação. Porém, se a reposição do fundo de reserva está sendo constituída para despesas extraordinárias, este será obrigação do proprietário locador.

Fernanda Machado Pfeilsticker Silva é advogada, Pós-graduada em Direito Imobiliário, Negocial e Civil. Pós-graduada em Direito Processual Civil e atua na área de Direito Imobiliário com foco no ramo condominial.
OAB/SC 29.431

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2020-04-06 10:32:45' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2020-04-06 10:32:45' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora