Por que é tão importante controlar o pH e a alcalinidade da água de piscina?

Por que é tão importante controlar o pH e a alcalinidade da água de piscina?

Dentre tantas propriedades a serem corrigidas e monitoradas no que tange águas de piscina, sem dúvidas o pH e a alcalinidade total são as mais conhecidas e que mais causam impacto nas reações químicas envolvendo compostos clorados.

Potencial hidrogeniônico, ou ainda pH, é a medida de íons hidrônio (cátions de hidrogênio) presentes em solução. É uma medida logarítmica de base 10 que nos mostra o quão ácido, neutro ou básico uma solução se encontra. Está escala vai de 0 a 14, sendo que entre 0 a 6,9 temos solução ácida, 7,0 neutra e entre 7,1 a 14 caráter básico. De forma clara, pode-se dizer que uma solução com pH 6 é 10 vezes mais ácida que uma de pH 7, e 100x mais ácida que de pH 8.

Para nos guiar sobre a faixa ideal de pH, temos a NBR 10818, que discorre sobre qualidade da água, e aponta que para águas de piscina, o ideal é mantê-lo entre 7,2-7,8. Alguns estados e municípios possuem resoluções normativas com valores iguais ou similares a este. Em SC a norma 003/2016, da vigilância sanitária, é a responsável por estabelecer os valores ideias nos requisitos biológicos e físico-químicos. A alcalinidade por sua vez, deve compreender valores que estejam entre 80 a 120ppm (partes por milhão).

E qual a importância de manter o pH dentro da faixa ideal? Muitas, portanto, listemos:

  • os olhos e mucosas do corpo humano, possuem pH próximos da faixa indicada, portanto pH abaixo ou acima dos limites implicarão em ardência, vermelhidão nos olhos e pele dos banhistas;
  • pH abaixo do ideal, implica na corrosão dos componentes da piscina, ou seja, vida útil reduzida de máquinas, trocadores de calor, filtros e revestimento do tanque, por exemplo. Já o pH acima, implica em incrustações ou depósitos de cálcio, causando ainda, turbidez na água, ressecamento e endurecimentos dos cabelos;
  • os produtos de piscina, foram formulados para funcionar em pH e alcalinidade ideal, por isso, nos rótulos dos produtos de piscina lemos como primeira instrução “corrija a alcalinidade e o pH antes de utilizar este produto”;
  • a reação de formação do ácido hipocloroso (cloro livre), é acelerada em pH abaixo de 7, porém, isso faz que o cloro “desapareça” mais rapidamente. Já o pH acima da faixa ideal, prejudica a formação do ácido hipocloroso e consequentemente sua ionização, fazendo com que o efeito sanitizantes dos compostos clorados, fique comprometido, dando oportunidade ao crescimento de microorganismos nocivos.

Já a alcalinidade total, é a somatória de carbonatos, bicarbonatos e hidróxidos em solução. De forma simples, serve como tampão para o pH, fazendo com que os valores para tal, sejam constantes. Como possui a propriedade de neutralizar ácidos fortes, já podemos presumir que a alcalinidade baixa, resultará em água corrosiva, e alcalinidade alta, em água com potencial de incrustração e presença de turbidez.

Existem várias outras propriedades de essencial importância, para se ter uma água saudável, cristalina e segura para banho, que devem ser analisadas visando sempre o equilíbrio químico.

Como em muitas outras situações em que os síndicos costumeiramente se esbarram, prudência, experiência e conhecimento evitarão muitas dores de cabeça no tratamento de piscinas.

Fernanda Cristina Brietzig é engenheira química, mestre em Ciência e Engenharia de Materiais e técnica em materiais. Atuou em laboratórios de análises químicas, em engenharia e desenvolvimento de produtos. Atua com assessoria e responsabilidade técnica, com ênfase em águas de piscina e estações de tratamento.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 21:06:11' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 21:06:11' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora