Imprimir esta página

Expo Condomínio SC promove qualificação de gestores e funcionários

Expo Condomínio SC promove qualificação de gestores e funcionários

 

Florianópolis recebeu, a quarta edição da maior feira do segmento condominial de Santa Catarina, a EXPO CONDOMÍNIO SC. Realizada, simultaneamente, ao 20º Salão do Imóvel e Construfair, no Centrosul, o evento teve como objetivo mostrar as novidades do mercado, levar informação e qualificação para gestores e funcionários de condomínios. A EXPO foi realizada entre os dias 20 e 25 de agosto de 2013, confira como foi:

Treinamentos

Prevenção e combate a incêndios
O bombeiro voluntário de Balneário Camboriú, Luiz Carlos Gomes, especialista na área de prevenção contra incêndios e proprietário da WG Extintores, ministrou treinamento a síndicos e zeladores de condomínios sobre as técnicas de combate a incêndios e utilização correta dos equipamentos. Os participantes puderam aprender, na prática, o uso dos extintores no pátio do CentroSul.
 
Primeiros socorros nos condomínios
O treinamento de funcionários é a melhor medida para garantir um pronto atendimento em caso de emergências nos condomínios. O Tenente Dárcio Nunes, chefe de Planejamento, Ensino e Instrução do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros proporcionou aos participantes a oportunidade de receber instruções teóricas e práticas de como ajudar a salvar vidas e lidar com emergências médicas no condomínio.
 
Condomínios como agentes ambientais e de transformação social
O treinamento apontou as principais características e as estratégias de implantação de programas de reciclagem em condomínios esclarecendo questões conceituais e técnicas, possibilitando aos participantes o conhecimento para diagnosticar a situação e propor melhorias em seu condomínio. A atividade foi ministrada por Fabio Pauletto e o engenheiro ambiental Jean Tavares da NOVOCICLO e contou com mais de 70 participantes entre síndicos e zeladores.    

Fala Síndico

É hora de reformar?
O Fala Síndico - Benfeitorias voluptuárias: o condomínio mais agradável e valorizado, destacou os diferentes tipos de obras em condomínios. Sob a mediação de Décio Sardá Junior, a mesa de palestrantes estava composta por Edson Machado e a arquiteta Glaci Refosco.
 
Entre os tópicos abordados estava a questão das reformas voluptuárias que são destinadas para o embelezamento, mas que não devem ser colocadas de lado quando se busca a valorização do imóvel e o bem-estar dos moradores. Segundo Machado, antes de pensar em reformar, os condôminos devem entender os prós e contras das transformações desejadas. “O fundamental é ter conhecimento sobre os diferentes tipos de obra e as necessidades reais do condomínio. A assembleia é o momento ideal para que isso seja discutido”, ressaltou.
 
De olho no plano de conta
Assegurar a estabilidade financeira na gestão do condomínio foi o tema abordado pelos especialistas: Renato Andrade, Fernando Willrich e o síndico Márcio Koerich.
 
Entre os assuntos discutidos estavam questões como a conta pool e conta vinculada, previsão orçamentária, rateio de despesas, cobrança simples e mitos financeiros. “A questão básica de um condomínio é ter o controle do plano de caixa. É muito importante o síndico entender todo o procedimento”, destacou o advogado Willrich.
 
Manutenção elétrica
Para falar sobre a regulamentação das instalações elétricas e as responsabilidades do condomínio e do síndico, a Expo Condomínio contou com a participação dos engenheiros Celso Ternes Leal, presidente da Associação Catarinense de Engenheiros e João Airton de Betio, da Celesc. O mediador do painel, Walter João Jorge Junior, alertou sobre as implicações jurídicas da não observação das normas de segurança.
 
Segurança em Condomínio
Especialistas em segurança trouxeram informações relativas à prevenção de assaltos, reconhecimento de riscos e normas de procedimentos para a segurança dos moradores e funcionários dos condomínios. O assunto foi debatido com os síndicos presentes e contou com a participação do consultor em segurança condominial Joneval Barbosa de Almeida, representante do Sindesp/SC, o Ten. Mauricio Abilio dos Santos, do 4º Batalhão da PM de Florianópolis e o advogado especialista em condomínios Gustavo Guimarães. Foi mediador da mesa Rodrigo Machado

Palestras

Crédito para Condomínios
A palestra “Empréstimos para Condomínios, agora é possível”, foi ministrada por Luiz Filipe Rezende, com promoção da CD’AVILA Corretora de Seguros, Crediloc & Banco Renner. Com as novas linhas de crédito existentes no mercado é possível solucionar eventuais problemas de caixa, bem como promover reformas e melhorias no condomínio de maneira rápida e inteligente
 
Impermeabilização
Os sistemas de impermeabilização de terraços sem remoção de pisos foi abordado pelo especialista Adair Machado. A palestra enfatizou a necessidade da impermeabilização para proteção da estrutura da edificação, as vantagens da aplicação e as facilidades de manutenção e limpeza.
 
Por que Terceirizar?
Para levar informações de qualidade ao público presente na Expo Condomínios o Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Santa Catarina (Seac/SC) promoveu a palestra: “Por que Terceirizar?". O advogado Aluísio Guedes Pinto explicou que entre os benefícios da terceirização está a redução de custos com mão de obra, a padronização e a melhoria na qualidade dos serviços. “A prática está cada vez mais comum entre as empresas, mas os contratantes devem buscar organizações sérias e idôneas e fiscalizar o cumprimento das obrigações legais”, advertiu o advogado.
[gallery ids="8839,8840,8841,8842,8843,8844,8845,8846,8942,8947,8948,8949,8950" link="file"]