Fluidez na gestão condominial

Fluidez na gestão condominial

Você já ouviu falar no estado de “Flow” ou estado de fluxo ou simplesmente fluidez?

Pois bem, a fluidez é um elemento de realização de alta performance. Esse conceito nasceu dos estudos do professor e psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, onde ele faz uma relação de nossas habilidades e nossos desafios. Esse é o ponto interessante da pesquisa, a cada momento que superamos nossos desafios, evoluímos e adquirimos maior complexidade, ficando prontos para desafios maiores. É uma espiral virtuosa. Continuando esse processo, estamos na rota de nos tornarmos indivíduos extraordinários, segundo Mihaly. Isso acontece quando o indivíduo atinge um estado de plenitude de desenvolvimento e compatibilidade de seus desafios e suas habilidades.

Nosso ídolo no esporte, Ayrton Senna, relatava isso constantemente. E Mihaly explica que esse nível de excelência que Senna possuía só é adquirido com muito tempo e aprimoramento, superando desafios escaláveis com constância. Ele fala que quando nossos desafios são elevados e muitos superiores nossas habilidades nos causam ansiedade e por consequência procrastinação, e nos afastam do nosso objetivo. Por outro lado, quando as nossas habilidades são consideravelmente superiores aos nossos desafios isso nos causa tédio. E quando os desafios e as habilidades são irrelevantes, coloca-nos em um estado de apatia e mediocridade. O constante estado de fluxo está em escalar os desafios, ou seja, criar um canal de fluidez onde os desafios são alcançáveis e compatíveis com a evolução de suas habilidades.

Trazendo isso para a gestão condominial, podemos dizer que o síndico tem diversos desafios, que exigem a evolução de diversas habilidades. O conselho aqui dentro da teoria do estado de fluidez, ou “flow” como preferirem, é mensurar o desafio e trazê-lo para percepção tangível e atingível. O que isso quer dizer? Quando você tiver uma situação, uma “página para virar”, e a solução não estiver ao seu alcance, como uma tarefa para superar, onde você tem a impressão de não possuir a habilidade suficiente para ela. Procure dividir esse desafio em etapas, e ir escalando uma a uma, conforme a evolução da sua habilidade. Isso não lhe causará ansiedade, e evitará a procrastinação. Mas é importante ter a noção que a habilidade que lhe trouxe até esse nível, não é a habilidade que vai levá-lo ao próximo nível.

Para ter uma evolução de habilidades é preciso ter desafios constantes, foco, clareza e um sentimento de êxtase e serenidade, diz Mihaly. Foco é resultado do completo envolvimento no que se está fazendo. Clareza é saber o que deve ser feito e quão bem estamos fazendo o que deve ser feito, tendo um feedback imediato. Saber que a atividade é possível, que nossas habilidades são adequadas e estão evoluindo com a tarefa. O sentimento de êxtase vem de uma idéia de estar além da dimensão temporal, totalmente focado no momento presente, onde as horas parecem passar como se fossem minutos. Um sentimento de serenidade é onde eliminamos as preocupações e identificamos um sentimento de estar evoluindo além dos limites do ego, ou seja, com humildade. É preciso perceber a evolução.

Estar familiarizado com o conceito de “flow” para aqueles que têm a função de síndico como uma opção de carreira profissional é como ter um mapa de seus objetivos para alcançar a plenitude do bom exercício da função de síndico.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 19:51:53' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 19:51:53' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora