É hora de começar a tratar a sua limpeza comercial como um investimento e não como uma despesa!

É hora de começar a tratar a sua limpeza comercial como um investimento e não como uma despesa!

Alguns gerentes condominiais, gerentes de facilites, diretores financeiros, presidentes, diretores de operações, têm a impressão que ter equipe própria de limpeza comercial economizará dinheiro, principalmente se comprar os produtos químicos diretamente. 

Na realidade, ao não terceirizar sua limpeza comercial com a JAN-PRO, se incorre alguns riscos, como por exemplo:

 O custo será maior ao calcular corretamente todas as variáveis envolvidas, como o próprio tempo de gestão e custo da folha do contador.
 A qualidade da limpeza nunca será a mesma. Um exemplo é, comprar saneante no supermercado e não desinfetante hospitalar para usar nos banheiros e outros ambientes contaminados ou até mesmo em áreas com grandes índices de toque.
 Toda a responsabilidade civil pelo serviço passa a ser do gestor.
 O gestor se tornará responsável por todo treinamento e assumirá as responsabilidades (compliance) impostas pelas NR relativas à limpeza.
 Monitorar a equipe de limpeza o desviará de tarefas mais importantes.
 A qualidade do ar interno e a saúde dos funcionários/usuários não será levada em conta.
 Assume sozinho todo o risco de ações trabalhistas em caso de acidentes nos quais houve negligência, mesmo não intencional.
 Como proprietário do imóvel, o uso de produtos químicos e processos agressivos irá afetar a vida útil dos acabamentos e o valor do patrimônio líquido pode cair.

Jan Pro Texto Site

Abaixo detalho um pouco mais cada um destes riscos:

1. CUSTO

Além do custo da mão de obra, existe o de utensílios, equipamentos e produtos químicos, lembre-se de incluir no custo o tempo necessário para treinar, supervisionar e comprar suprimentos, como, toalhas de papel, sacos de lixo, etc. As Leis Sociais do pessoal é mais um custo. Sem falar dos custos de reposição dos funcionários nas férias, custos do contador e das taxas das administradoras do cartão de benefícios.
Ao pensar em migrar para limpeza própria ao invés da terceirizada, leve em consideração o seguinte:
• Custo de contratação;
• Horas extras, reposições de faltas e férias;
• O índice de produtividade é o grande diferencial, enquanto a JAN-PRO chega a fazer 250 m2 por hora, funcionários próprios não fazem 700 m2 por dia;
• Treinamento;
• Custos de produtos químicos e suprimentos;
• Custos dos equipamentos;
• Administração;
• Rotatividade;
• Riscos de segurança.

Todos os estudos que fizemos ao longo dos últimos anos nos levam a afirmar que limpeza própria custa 30% mais do que terceirizar, se os itens acima forem considerados.

2. QUALIDADE

Limpeza comercial pode não ser uma ciência extremamente complexa, mas a ciência de limpar ainda exige que sejam feitos treinamentos adequados em técnicas e uso de produtos químicos, sendo isso essencial para manter os altos padrões. Eu contrato um eletricista se preciso lidar com fiação porque se eu tentar fazer o serviço isto levaria muito mais tempo do que um profissional, sem falar na possibilidade de incendiar minha casa. O mesmo conceito se aplica ao seu negócio.

3. RESPONSABILIDADE LEGAL

Seguro de responsabilidade geral, caução e acidentes do trabalho se tornam responsabilidade da sua empresa. Se alguém escorregar e cair caberá ao seu departamento de RH preencher toda a papelada, lidar com a seguradora, prestar depoimentos em caso de processos. Novamente, tempo é dinheiro! Naturalmente, os prêmios do seu seguro podem aumentar! Num pior cenário a seguradora poderá negar o pagamento do seguro porque achou que você não tomou as devidas providências para treinar devidamente os seus funcionários. Por quê cometer suicídio profissional?

4. TREINAMENTO E OBSERVÂNCIA (COMPLIANCE) DAS NORMAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Quem treinará a equipe de limpeza em técnicas de limpeza e uso correto de produtos químicos e equipamentos? Os funcionários serão treinados em assuntos essenciais como as 37 Normas NR, as normas de uso de produtos químicos e o uso das fichas técnicas. Quem será responsável pela manutenção das Fichas Técnicas de Segurança?

A limpeza comercial de alta qualidade não acontece por acaso. Ela nem mesmo ocorre em função de trabalho árduo – embora isto ajude! A única forma de isso acontecer, dia após dia, é seguir processos e procedimentos operacionais padrão que orientam o trabalho e asseguram resultados de qualidade. A maioria das empresas que não são especializadas não tem o conhecimento ou o tempo para treinar seus próprios funcionários para limpar adequadamente suas instalações. As melhores metodologias e processos aumentam a eficiência e, portanto, reduzem os custos.

5. FOLLOW-UP E SUPERVISÃO

O seu tempo é valioso. O tempo que você gastar fazendo follow-up e/ou supervisionando uma equipe de limpeza é tempo desviado de tarefas mais importantes que você poderia estar realizando.

6. QUALIDADE DO AR INTERIOR E SAÚDE

A aspiração adequada com aspiradores com filtros Hepa e a correta desinfecção das suas instalações melhoram a qualidade do ar interior e a saúde do seu pessoal, clientes e visitantes. Frequentemente as equipes de limpeza própria utilizam aspiradores que lançam pó, bactérias e alérgenos no ar e não utilizam desinfetantes do tipo hospitalar e/ou observam as vezes necessárias para desinfetar totalmente os banheiros.

7. NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS

Para muitas empresas manter o número de funcionários de período integral baixo é importante, mas como atender as regras para evitar ter que observar os requisitos do seu sindicato, que não é de limpeza. O rodizio de funcionários de férias provoca períodos de gente a mais na estrutura, gerando custo.

8. OBSERVÂNCIA (COMPLIANCE) DO SÍNDICO/CEO

Acidentes devem ser evitados, trabalhar de forma insalubre também, e não deixar o pessoal de limpeza exposto a tóxicos passa a ser da responsabilidade do Gestor. Ele está preparado para isso?

9. PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Se você for proprietário do seu prédio, o seu patrimônio líquido poderá ser afetado se não for devidamente mantido. Na realidade, você pode sofrer danos no prédio, por exemplo, se água do mop penetrar nas paredes, causando danos e mofo. Pisos e superfícies diferentes exigem manutenção própria com a qual pessoas leigas no assunto não estão familiarizadas. É comum usar limpa pedra que é ácido e acaba penetrando e corroendo a impermeabilização, e até mesmo o próprio piso.

“Resumo da Ópera”: Deixe que profissionais façam o que eles sabem fazer melhor. Deixe a Jan-Pro se preocupar com todas as suas necessidades de limpeza comercial e deixe-nos livrá-lo de todas as distrações relativas à limpeza e ao mesmo tempo, reduza seu custo!

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-10-22 23:47:16' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-10-22 23:47:16' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora