Rede coletora de esgoto X rede de drenagem pluvial

Rede coletora de esgoto X rede de drenagem pluvial

 

Saber a diferença entre rede coletora de esgotos e a rede de drenagem pluvial é fundamental para garantir a boa utilização de ambas. Elas têm dimensões e destinos diferentes.

O material recolhido pela rede coletora de esgotos é encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde o mesmo é devidamente tratado e devolvido à natureza. Já a água da chuva, coletada nas galerias de águas pluviais é conduzida para rios, lagoas ou mares, sem nenhum tipo de tratamento.

Quando chove, os problemas associados à utilização equivocada dessas redes são agravados. O lançamento indevido da água da chuva na rede coletora de esgotos, além de diluir o esgoto (aumentando a quantidade de material que a ETE precisará tratar), pode ocasionar extravasamentos e até retorno de esgoto às residências.

Já as ligações de esgoto, realizadas clandestinamente nas redes de drenagem pluviais, provocam danos graves ao meio ambiente, podendo levar à morte diferentes espécies que entram em contato com o material, ou causar diversas doenças, como cólera, hepatite e difteria ao homem.
As bocas de lobo, que geralmente têm um formato retangular e situam-se paralelas aos calçamentos de ruas, pertencem à rede de drenagem pluvial. Os poços de visita de drenagem localizam-se no centro das ruas, enquanto os da rede de esgoto ficam mais próximos ao calçamento. Também, é possível distinguir as duas redes observando o diâmetro das tubulações. As de drenagem são normalmente maiores e feitas de manilhas de concreto, enquanto as da rede de esgoto são feitas de tubo de PVC.

Agora que você sabe a diferença entre a rede coletora de esgoto e a rede de drenagem pluvial, que tal por em prática e, realmente, ter as ligações corretas para ajudar a manter o nosso meio ambiente limpo?

A EJESAM (Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental) é uma empresa sem fins lucrativos que oferece consultorias nessas áreas com preços acessíveis. O lucro ganho é destinado a infraestrutura e capacitação dos membros, que são graduandos da UFSC.

Os projetos são orientados pelos professores do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC e estão entre projetos de adequação à rede de esgoto, captação de água da chuva e tratamento de efluentes. Para saber mais sobre a empresa, acesse o site www.ejesam.ufsc.br ou entre em contato pelo telefone (48) 3721-2998.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-06-17 11:20:11' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-06-17 11:20:11' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora