Faça Certo
IBRADIM

IBRADIM

O Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM é uma entidade de abrangência nacional, sem fins lucrativos ou filiação partidária, de cunho científico, técnico e pedagógico e que tem por objeto precípuo o permanente debate e o aperfeiçoamento, inclusive legislativo, dos temas ligados ao Direito Imobiliário, com atuação junto a todas as esferas e órgãos dos governos federal, estaduais e municipais.

Considerando que as relações condominiais possuem profunda e constante relação com o Direito Imobiliário, o Jornal dos Condomínios e o IBRADIM uniram suas forças para a criação desta coluna que tem por finalidade a divulgação de conteúdo jurídico com linguagem simples, direta e de interesse e utilidade de síndicos e condôminos.

Todos os textos publicados nesta coluna são de autoria de associados do IBRADIM de todos os Estados da Federação, o que proporciona uma rica experiência a partir da expertise oriunda das mais diversas regiões do Brasil.

Para conhecer mais sobre o IBRADIM acesse https://ibradim.org.br/
Será uma grande honra tê-lo como nosso associado.
Dennis Martins
Coordenador da coluna
Diretor do IBRADIM em Santa Catarina.

URL do site: http://www.ibradim.org.br/ E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Locação “Airbnb”: o condomínio pode impedir?

29/Novembro/2019        

Prática cada vez mais comum está em julgamento no STJ e merece atenção dos condomínios. Altas temperaturas, céu azul e férias. A chegada do verão traz consigo expectativas…

Veja mais ...

Exclusão do condômino antissocial

07/Novembro/2019        

Condômino antissocial pode ser conceituado como aquele indivíduo, que não cumpre as normas do Condomínio, utiliza a propriedade imobiliária e as áreas comuns de forma lesiva e constantemente…

Veja mais ...

Legítima atuação do síndico contra as regras internas do condomínio

15/Outubro/2019        

O comando normativo do art. 1.348, III do Código Civil determina que compete ao síndico: IV - cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as…

Veja mais ...

Convenção de Condomínio: atualizar para não se frustrar!

04/Outubro/2019        

Todos que moram, pretendem morar ou investir numa unidade imobiliária de condomínio edilício, devem ter a consciência de o quão importante é a convenção de condomínio para a…

Veja mais ...

Garantias e prazos

09/Setembro/2019        

É uma constante na vida dos síndicos e no dia a dia das construtoras os “chamados” para reparo de vícios que vão aparecendo ao longo da utilização dos…

Veja mais ...

Responsabilidade do síndico na conservação da fachada dos edifícios

31/Julho/2019        

A regra é clara: a responsabilidade em caso de acidente por queda de reboco é do condomínio e de seu representante, no caso, o síndico. Em casos de…

Veja mais ...

A responsabilidade pelo pagamento da "Taxa de Enxoval"

12/Julho/2019        

Algumas incorporadoras ao entregarem um novo empreendimento optam por cobrar dos adquirentes o valor destinado à mobília e decoração, prevendo a obrigação de pagar a chamada taxa de…

Veja mais ...

A Tarifa Mínima no Rateio de Água em Condomínios Edilícios com Hidrômetros Individuais

02/Julho/2019        

É comum que as despesas condominiais sejam objeto de inúmeros e calorosos debates nas assembleias de Condomínios Edilícios, pois ninguém quer pagar as despesas de outro condômino.  Cientes…

Veja mais ...

A extinção do laudêmio, taxas de ocupação e foros: breves considerações

07/Junho/2019        

Um dos grandes problemas brasileiros é a irregularidade fundiária urbana, verificada não apenas nos imóveis de baixa renda, mas também em áreas valorizadas com frente ao mar, condomínios…

Veja mais ...

Grupo de WhatsApp: quando o direito de manifestação passa a gerar dano moral?

16/Maio/2019        

A era tecnológica trouxe muitos recursos que são utilizados para facilitar e transmitir com mais agilidade as informações e acontecimentos ocorridos por todo o mundo. Nas relações condominiais…

Veja mais ...



SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-19 05:21:40' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-19 05:21:40' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora