Imprimir esta página

A variável socioambiental

A variável socioambiental

Existem vários fatores e variáveis que determinam, impactam e influenciam nossa personalidade, temperamento, caráter, nossas emoções, nosso humor, a maneira como reagimos e nos comportamos em determinadas situações e circunstâncias, enfim, na forma como enxergamos e percebemos o mundo, as pessoas e a realidade.

Sendo assim existe um fator, uma variável, que normalmente e frequentemente nos passa despercebido e que nem por isso é menos importante e relevante. A variável socioambiental. Somos sem dúvida o produto de uma herança genética somada a influências socioambientais, em suma, somos isso.

Compreende-se por variável socioambiental todos os fatores sociais, de relacionamentos, de relações interpessoais inseridos em determinado ambiente, arquitetura, domicílio, condomínio, bairro, cidade, estado, país, continente, cultura. Logo, estamos inseridos e diretamente influenciados por todos esses fatores.

Em um condomínio, somos direta e diariamente influenciados pelas relações que ali construímos, inseridas em lugares e espaços ornamentados de acordo com uma determinada arquitetura. Um pequeno exemplo disso é de como um amplo apartamento, de cores leves, com poucas paredes, com um teto alto, pode nos proporcionar uma sensação de liberdade, frescor e perspectiva, trazendo consigo bem-estar e oxigenação, influenciando inclusive o nosso sistema endócrino.

A sensação de aprisionamento que um ambiente claustrofóbico pode proporcionar logo tem um impacto significativo em nossas emoções, no nosso humor e em nosso sistema endócrino, tornando nosso organismo mais lento, tóxico e disfuncional. E em um condomínio, onde as inter-relações pessoais são razoavelmente intensas e estão inseridas dentro de uma determinada arquitetura, não poderia ser diferente. Espaços lúgubres, deteriorados, degradados, mal conservados e mal asseados, podem sugerir uma percepção de decadência, de desvalorização, que por sua vez podem deprimir o humor, desencadeando uma baixa na autoestima e no amor-próprio de cada um, podendo causar dessa forma um quadro ansioso ou depressivo, trazendo fatalmente consigo sensações de mal-estar, desconforto e insegurança.

Em virtude disso, certamente que os espaços comuns de um condomínio adequadamente iluminados e asseados, com cores leves, com uma pintura conservada, espaços recreativos devidamente construídos e conservados, com uma jardinagem bem conservada e ornamentada, melhoram nosso estado de humor e consequentemente promovem uma sensação de bem-estar, segurança e conforto, corroborando desta forma a melhora da qualidade de vida e das relações interpessoais que ali se constroem e se estabelecem.

Danilo Lopes é psicólogo clínico e psicoterapeuta de orientação analítica.
[email protected]