A variável socioambiental

A variável socioambiental

Existem vários fatores e variáveis que determinam, impactam e influenciam nossa personalidade, temperamento, caráter, nossas emoções, nosso humor, a maneira como reagimos e nos comportamos em determinadas situações e circunstâncias, enfim, na forma como enxergamos e percebemos o mundo, as pessoas e a realidade.

Sendo assim existe um fator, uma variável, que normalmente e frequentemente nos passa despercebido e que nem por isso é menos importante e relevante. A variável socioambiental. Somos sem dúvida o produto de uma herança genética somada a influências socioambientais, em suma, somos isso.

Compreende-se por variável socioambiental todos os fatores sociais, de relacionamentos, de relações interpessoais inseridos em determinado ambiente, arquitetura, domicílio, condomínio, bairro, cidade, estado, país, continente, cultura. Logo, estamos inseridos e diretamente influenciados por todos esses fatores.

Em um condomínio, somos direta e diariamente influenciados pelas relações que ali construímos, inseridas em lugares e espaços ornamentados de acordo com uma determinada arquitetura. Um pequeno exemplo disso é de como um amplo apartamento, de cores leves, com poucas paredes, com um teto alto, pode nos proporcionar uma sensação de liberdade, frescor e perspectiva, trazendo consigo bem-estar e oxigenação, influenciando inclusive o nosso sistema endócrino.

A sensação de aprisionamento que um ambiente claustrofóbico pode proporcionar logo tem um impacto significativo em nossas emoções, no nosso humor e em nosso sistema endócrino, tornando nosso organismo mais lento, tóxico e disfuncional. E em um condomínio, onde as inter-relações pessoais são razoavelmente intensas e estão inseridas dentro de uma determinada arquitetura, não poderia ser diferente. Espaços lúgubres, deteriorados, degradados, mal conservados e mal asseados, podem sugerir uma percepção de decadência, de desvalorização, que por sua vez podem deprimir o humor, desencadeando uma baixa na autoestima e no amor-próprio de cada um, podendo causar dessa forma um quadro ansioso ou depressivo, trazendo fatalmente consigo sensações de mal-estar, desconforto e insegurança.

Em virtude disso, certamente que os espaços comuns de um condomínio adequadamente iluminados e asseados, com cores leves, com uma pintura conservada, espaços recreativos devidamente construídos e conservados, com uma jardinagem bem conservada e ornamentada, melhoram nosso estado de humor e consequentemente promovem uma sensação de bem-estar, segurança e conforto, corroborando desta forma a melhora da qualidade de vida e das relações interpessoais que ali se constroem e se estabelecem.

Danilo Lopes é psicólogo clínico e psicoterapeuta de orientação analítica.
danilo.lpz@hotmail.com

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-05-22 23:01:15' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-05-22 23:01:15' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora