Imprimir esta página

O fornecedor e o envolvimento do tomador

O fornecedor e o envolvimento do tomador

Este mês a empresa que recolhe o lixo reciclado de um empreendimento em que sou síndico me deixou na mão.

Claro que, para achar uma nova empresa para substituí-la, recorri aos mesmos recursos que estamos acostumados: guia de fornecedores do portal CondomínioSC, grupos do whatsapp, os colegas mais próximos, entre outros.

Estranhei muito quando ao entrar em contato com as indicações, esses prestadores me informaram que não estão mais atendendo condomínios. Por fim, uma empresa atendeu ao meu “apelo” e veio recolher a montanha de objetos descartados. Nessa oportunidade questionei ao fornecedor o que motivou essa debandada de recolhedores de reciclados dos condomínios. Ele me relatou que atendia 40 condomínios e deixou todos eles.

O motivo foi que os resíduos destinados à reciclagem nos condomínios são muitos, e muito mal selecionados, dificultando a operação na hora da entrega do material no destino de processo de reciclagem. Ficou evidente que o sucesso da oferta de determinados serviços, a exemplo desse caso, depende também da cultura e colaboração do tomador de serviço.

Nos encontramos hoje em uma situação de mercado onde o condomínio que desejar dar o destino correto aos resíduos destinados à reciclagem terão de investir mais em campanhas para sensibilizar seus condôminos a serem mais dedicados e comprometidos com o processo da coleta seletiva.