Como organizar os pagamentos dos primeiros impostos do ano?

  • 10/Janeiro/2015 - Graziella Itamaro
Como organizar os pagamentos dos primeiros impostos do ano?

Gestores devem organizar os pagamentos dos primeiros impostos do ano

O ano novo começa e é hora de botar no papel os compromissos financeiros que devem ser pagos por pessoas físicas e jurídicas. Especialista em planejamento e assessoria de condomínios, Dirlei Magro destaca que entre os principais tributos de início de ano, os síndicos devem estar atentos à RAIS e à DIRF.

“A DIRF é de grande importância, pois é a informação para a Receita Federal que gera os dados e valores para o imposto de renda. Em contrapartida temos também a declaração de rendimentos, que deve ser enviada aos empregados, com os mesmos valores informados à Receita Federal na DIRF”, explica.

De acordo com Dirlei, a RAIS é uma declaração financeira que deve ser enviada informando os valores recebidos pelos empregados durante o ano, a qual serve, entre outras finalidades, para verificação dos empregados que têm direito ao recebimento do abono anual. 

Planejamento

O contador Fábio Bernardes salienta que, além desses tributos, nesta época alguns condomínios também pagam a taxa de registro municipal para recolhimento do ISS retido na fonte, além é claro dos fixos mensais como FGTS, PIS e INSS.

O contador destaca que o planejamento dos pagamentos de tributos é importante para que o síndico se organize e sempre tenha disponibilidade financeira para efetuar os recolhimentos no vencimento sem pagar encargos pelo atraso e mantendo em dia as suas obrigações tributárias.

“No escritório não efetuamos os pagamentos das guias, mas a cada mês preparamos toda a documentação e encaminhamos aos clientes, sempre com bastante antecedência, para que possam se programar financeiramente de acordo com seus fluxos de caixa e disponibilidade”, explica Fábio.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 00:30:12' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 00:30:12' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora