Prédios ganham decoração natalina

Prédios ganham decoração natalina

Chegou a hora de tirar os enfeites do armário e preparar uma bela decoração para as festas de fim de ano no condomínio

Árvore de natal, luzes pisca-pisca, Papai Noel, guirlanda e bolinhas coloridas. Nada mais simbólico para marcar a despedida de mais um ano que chegou ao fim do que os preparativos para o Natal.

Para entrar no clima, os condomínios de Balneário Camboriú também têm investindo em belas decorações, que deixam o ambiente mais alegre no período de festas. E a maioria dos condôminos sente satisfação em ver toda a estrutura do prédio enfeitada para receber seus familiares e amigos. 

Com um vasto leque de opções no mercado, até mesmo com lojas especializadas em artigos natalinos por toda a cidade, a escolha dos enfeites é um dos passos mais importantes da decoração. De acordo com Márcia Regina Santolin, especialista em projetos para condomínios, a melhor opção ainda são as árvores. “Além de ser a maior referência do Natal, elas são ideais para preencher o ambiente ou valorizar uma área menor. E como complemento ainda temos os arranjos e guirlandas como tendência”, comenta.

Decoracao Natalina Balneario Camboriu
O edifício Baturité Lounge House optou pela tradicional
árvore de Natal com acessórios dourados para decorar
o hall de entrada

Com novidades trazidas da última feira do segmento realizada em São Paulo no mês de julho, Márcia destaca o rosa antigo como a cor da próxima virada. Em harmonia com o prata ou dourado, ela pode ser utilizada em todos os detalhes da decoração. Mas, vale lembrar que o tradicional vermelho, dourado e verde nunca saem de moda. E entre as tendências, a decoradora chama atenção para os últimos anos, em que alguns condomínios têm optado por investir em presépios, muitos em tamanhos mini ideais para aparadores. Elementos rústicos, como as renas feitas de casca de árvores e flores acompanhadas de estopas também fazem parte dessa nova cara do Natal.

As tradicionais luzinhas ganharam um toque lúdico e agora elas podem ser encontradas nos mais variados formatos, como estrelas e flores. A preferência tem sido pelas de Led, que além de econômicas, são mais bonitas e duradouras. Para não colocar a segurança em risco, a decoradora dá como dica investir em um material de boa qualidade e sempre verificar as condições elétricas do condomínio, para saber se há o suporte necessário para o uso de tantas lâmpadas.

E como ficam as despesas?

De acordo com o síndico profissional e professor de administração condominial Odimar Manoel, os custos para a despesa de decoração normalmente são muito pequenos e dispensam apresentação em assembleia, entrando no custeio ordinário. “Uma vez já compradas as peças de decoração como árvores, luzes, guirlandas, que têm seu custo mais elevado, a manutenção é muito tranquila. Mas, caso esse tipo de gasto não esteja previsto no orçamento anual do condomínio e o valor envolvido seja vultoso, é recomendado aprovar junto aos moradores”, explica.

Para os condomínios que querem enfeitar a área de convívio comum, mas estão com o caixa apertado, uma boa saída é apostar no reaproveitamento do material do ano anterior. Normalmente, eles podem ser utilizados por até cinco anos, repondo apenas pequenos enfeites. “Para entrar no clima e absorver a energia que o natal traz para as pessoas, sempre implementei nos prédios que administrei a sistemática de decoração de acordo com a realidade financeira, sendo que a prioridade era o hall de entrada e conforme a possibilidade decorávamos também as entradas dos andares e as áreas de lazer”, comenta Odimar.

Segundo a decoradora Márcia, os custos podem ser mais altos no primeiro ano, nos demais, com o reaproveitamento das peças, o orçamento é apenas de manutenção. “Como dica para não ter gastos futuros, eu recomendo investir em uma árvore de qualidade, com muitos galhos e que não exija a compra de muitos enfeites para valorizar o espaço. Como o produto dura bastante tempo e você consegue reutilizá-lo, o segredo é ir adquirindo enfeites simples, que possam ser substituídos por novos de acordo com a vontade dos moradores”, explica a decoradora.

Confira alguns cuidados com a iluminação natalina

- Quando comprar os cordões de luz ou o tradicional pisca-pisca, dê preferência para os de boa procedência, com certificação de qualidade

- Quando reutilizar materiais, é importante verificar a condição dos fios e emendas. Revestir com fita isolante

- Confira se a capacidade e resistência dos condutores são suficientes para o material que será instalado

- Nunca substitua lâmpadas queimadas com o aparelho ligado na energia

- Antes de decorar fachadas, jardins e grades certifique-se de que não há umidade ou água no local.E, nesses casos, é importante utilizar fitas de alta fusão.

Fonte: Larissa Agne, consultora luminotécnica

Inscrições para o projeto “Eu amo o Natal de BC” estão abertas até 15 de dezembro

Você costuma enfeitar o lugar onde mora ou trabalha? Neste ano, a Prefeitura de Balneário Camboriú vai premiar as melhores decorações natalinas de casas, prédios residenciais ou comerciais, estabelecimentos comerciais e praças. As premiações variam de R$ 400 a R$ 5 mil.

Pessoas físicas ou jurídicas interessadas em participar podem se credenciar até 15 de dezembro na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Rua 2.850, n. 566 - Centro), de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2017-12-14 02:19:00' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2017-12-14 02:19:00' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora