Edifício valoriza ambientes externos e promove bem-estar

Segredo para beleza das áreas verdes é a manutenção bem feita e contínua
Daniel da Silva Luiz, síndico do Condomínio Lago di Garda, em Criciúma, conta experiência com a revitalização do jardim Daniel da Silva Luiz, síndico do Condomínio Lago di Garda, em Criciúma, conta experiência com a revitalização do jardim

Quem mora em apartamento pode, e deve, também estar próximo à natureza. Para usufruir desse benefício, tão importante mesmo nas grandes cidades, é preciso contar com a iniciativa de síndicos determinados em promover o bem-estar não apenas dos moradores, mas também de quem visita o prédio.

No Condomínio Lago di Garda, em Criciúma, a revitalização e a valorização das áreas externas, inclusive do jardim, são práticas que sempre tiveram atenção especial, desde a entrega do edifício pela construtora, em 2009. Com as melhorias feitas desde então pelos síndicos eleitos, a sensação, quando se chega ao condomínio, parece a de se estar em uma praça, como um oásis na região central da cidade.

Segundo Daniel da Silva Luiz, síndico há três anos, é possível manter um belo espaço através de um cuidado constante. Um jardineiro trabalha no local pelo menos uma vez ao mês. “O serviço, que fica em torno de R$ 150,00 por mês, é rateado entre os 96 apartamentos do residencial, um custo que não chega a pesar no valor total da taxa de condomínio”, conta o síndico.

O prédio já contou, também, com o auxílio de uma paisagista, que colaborou em algumas decisões para a melhoria do espaço. “Fizemos muitas alterações importantes. Trocamos a grade por um muro de vidro, colocamos iluminação de LED, que tem um custo menor de energia, e substituímos algumas plantas. Agora, o próximo passo é substituir também a grama”, comenta o síndico, sobre o trabalho ininterrupto de melhorias no edifício.

De acordo com a paisagista Verlania Maccarini, o segredo que garante a beleza das áreas verdes é a manutenção bem feita e contínua. “No fim do verão, por exemplo, é normal algumas plantas secarem, e neste momento é importante fazer a poda ou a substituição”, explica a profissional que já tem 15 anos de experiência na área.

Temperos e plantas medicinais no quintal do prédio

Desde outubro de 2014, o condomínio Lago di Garda conta também com uma horta coletiva. “E a iniciativa está dando muito certo”, ressalta o síndico Daniel.

sindico gestao
O espaço que era ocioso se transformou em horta coletiva para os moradores.

A ideia foi sugerida pelo morador e síndico na gestão anterior, Herminio Mendes Ferreira. “Reaproveitamos as caixas de ar condicionado que foram trocadas na revitalização da fachada”, explica. A estrutura conta, inclusive, com etiquetas que identificam as plantas e com um lugar que é chamado de “hospital”, onde ficam as plantinhas e mudas que estão precisando de cuidados especiais. O local escolhido para a horta foi uma área ociosa, próxima à garagem. Os materiais que precisaram ser adquiridos foram rateados na taxa de condomínio e as mudas foram trazidas pelo morador e por condôminos entusiastas da iniciativa. “Muitos trazem novas mudas e fazem uso do que é produzido aqui”, conta Daniel. “E vale a pena enfrentar qualquer dificuldade. O síndico deve ser persistente”, aconselha, mostrando que realmente é possível fazer um bom trabalho quando se veste a camisa. 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-07-15 19:44:59' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-07-15 19:44:59' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora