Primeiro ônibus solar começa a circular em Florianópolis em março

Primeiro ônibus solar começa a circular em Florianópolis em março

 

Desenvolvido em parceria entre universidade e empresas privadas, o E-Bus combina baterias e geração de energia fotovoltaica

O “E-Bus”, primeiro ônibus do país 100% elétrico movido a energia solar, começa a operar em Florianópolis a partir de 6 de março. Inicialmente o novo transporte realizará quatro viagens diárias entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Centro Integrado de Pesquisa em Energia Solar do Sapiens Parque, num trajeto de pouco mais de 50 km, ida e volta.

O veículo foi desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC com o objetivo de difundir as vantagens do uso de fontes de energia ecologicamente sustentáveis para o transporte urbano.

Em setembro do ano passado, conforme noticiou o Mobilize, o ônibus solar foi apresentado ao público durante o 12º Salão Latino-americano de Veículos Elétricos, realizado em São Paulo.

“Queremos que esse conceito seja replicado em outros veículos desse porte e categoria", declarou o engenheiro elétrico e pesquisador do Grupo, Lucas Nascimento.

Uma das dificuldades para a implantação da tecnologia ainda é o custo, explicou. "Mas acreditamos que esse custo baixe consideravelmente, caso seja produzido em maior escala”, avalia o pesquisador.

Segundo Nascimento, foram investidos neste primeiro veículo aproximadamente R$ 1 milhão, em recursos provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, além das parcerias realizadas com as empresas WEG, Marcopolo, Eletra Bus e as companhias japonesas Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.

Autonomia
Com emissão zero de gases poluentes, o E-Bus utiliza 14 baterias de íon-lítio, que podem ser totalmente recarregadas em pouco mais de três horas, proporcionando uma autonomia de 200 km.

A recarga pode ser feita nas próprias estações de células fotovoltaicas existentes na UFSC e no Sapiens Parque, ou na rede elétrica convencional. O ônibus conta ainda com um sistema de recarga rápida, que pode ser feita em 5 minutos, capacitando-o a transitar por mais 11 km.

Outra especificidade do E-Bus é a utilização da chamada frenagem regenerativa ou sistema de recuperação de energia cinética (KERS, na sigla em inglês), que proporciona a recuperação de 30% da força durante o processo de frenagem. Quando o freio é acionado, o motor elétrico vira um gerador e a energia que seria desperdiçada na frenagem é reaproveitada e armazenada no banco de baterias.

Além da eficiência energética, ressalta Nascimento, outro conceito incorporado ao modelo foi a chamada mobilidade produtiva. “Como foi idealizado para promover o transporte de estudantes, pesquisadores e funcionários das duas instituições, o E-Bus conta com duas mesas, internet wi-fi e pontos de recarga para notebooks e celulares ao lado de todos os seus 38 assentos, tornando-o uma verdadeira estação de trabalho móvel.”

Matéria originalmente publicada em Mobilize

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-04-22 10:37:03' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-04-22 10:37:03' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora