Funcionários devem ter noções de primeiros socorros

Funcionários devem ter noções de primeiros socorros

No caso de um acidente no condomínio, a ação de primeiros socorros pode ser fundamental para salvar vidas.

É fundamental que o síndico e os funcionários estejam preparados para o atendimento inicial, enquanto o socorro profissional não chega. O coordenador do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Florianópolis, Alfredo Schmidt, defende que os condomínios devem oferecer um curso para seus trabalhadores.

O médico aponta que o atendimento inicial faz a diferença para se ter êxito no salvamento. “Alguém que tem um engasgamento não pode esperar quatro minutos pelo socorro do Samu ou Corpo de Bombeiros. Nesse período de tempo, ele provavelmente morre, mas manobras simples que podem ser feitas por pessoas com treinamento em primeiros socorros salvam vidas”, diz Schmidt.

Entre os principais locais de riscos em um edifício estão playground e escadas, que geralmente ocasionam fraturas e até hemorragias. Nestes casos, o correto é manter a vítima imobilizada até aparecer o socorro profissional. Os elevadores também são equipamentos aonde ocorrem muitos acidentes, o mais comum são as pessoas, principalmente crianças, prenderem o pé no vão entre o andar e a cabine. E ainda ocorre de indivíduos com fobia à ambientes fechados terem um mal súbito. No elevador, é muito importante não exceder a capacidade de passageiros para a porta não trancar ou abrir entre um pavimento e outro.

A piscina merece cuidado especial referente às crianças. Nunca se deve deixá-las sem a companhia de um adulto. “É necessário ter alguém vigiando e a área ser cercada para evitar um acidente”, defende o coordenador do Samu. É importante que os funcionários, principalmente o zelador, conheçam procedimentos como respiração boca-a-boca e próximo desta área de lazer ter materiais que possam ser jogados na água para a vítima se segurar, como bóias.

Schmidt ainda observa que as edificações deveriam ser projetadas visando facilitar a entrada de uma ambulância para salvamentos. E os funcionários também precisam estar treinados para em uma ocorrência já abrir o portão e verificar um espaço adequado para a entrada do carro de socorro.

(Matéria originalmente publicada em 22/09/2016)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-19 08:12:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-19 08:12:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora