Segurança na contratação dos Funcionários

Segurança na contratação dos Funcionários

 

Segurança e confiança são pré-requisitos em toda relação entre empregado e empregador, especialmente no que diz respeito a condomínios residenciais e empresariais. Por isso, contratar novos funcionários requer atenção especial do síndico, que precisa avaliar com cuidado o perfil do novo integrante do dia a dia do prédio.

O Edifício Majestoso, em Criciúma, está vivendo um momento de transição, pois o síndico Marcelo Katayose acaba de contratar uma nova zeladora. “Conforme o contrato, a nova funcionária deve fazer uma experiência de três meses”, explica. Segundo o síndico, este período é importante para conhecer melhor e analisar como será a relação de trabalho.

O edifício tem uma grande circulação de pessoas, pois possui 50 apartamentos e oito salas comerciais. Por isso, é preciso escolher bem os funcionários, zelando por um ambiente seguro, inclusive orientando para que os colaboradores estejam atentos caso presenciem alguma atitude ou circunstância suspeita. Quando o síndico não está pessoalmente no prédio, a zeladora poderá representá-lo, se necessário. “É importante ter esta confiança”, diz.

Katayose destaca que um diferencial é buscar por indicações. “Conhecer o currículo, o histórico da pessoa e saber onde mora também são dados essenciais”, aconselha. Apesar de a seleção ser uma etapa relativamente tranquila, a parte mais difícil é saber se a convivência e o trabalho serão satisfatórios. “Por isso a necessidade do período de experiência”, completa.

 Orientações

Na hora da contratação de zeladores, faxineiros e vigias e quando é necessário terceirizar serviços, os síndicos precisam analisar com cuidado o perfil do candidato e da empresa prestadora. “E essa recomendação é de fato muito importante para promover a segurança dos condôminos”, explica o assessor jurídico do Secovi-Sul, Alexandre Macedo Vieira. Desde quando começou a atuar junto ao sindicato, há seis anos, o advogado não se lembra de haver ocorrências graves neste tipo de relação na região.

Vieira lembra que uma boa entrevista e uma análise minuciosa são fundamentais. “Para contratar funcionários, por exemplo, os condomínios podem contar com o auxílio de uma empresa de recursos humanos”, recomenda.

O assessor jurídico ressalta também que, dentre outros documentos e dados, além do histórico pessoal, pode ser interessante solicitar ao candidato à vaga a folha de antecedentes criminais, requerida no Fórum. “O próprio empregado pode entregar esse documento na hora da contratação”, ressalta.

Dicas de segurança na hora de contratar:

• Analise o currículo e o histórico do candidato

• Faça contrato de experiência

• Solicite documentos, como comprovante de residência e folha de antecedentes criminais

• Quando possível, busque por indicações

• Em caso de contratação de empresa terceirizada, visite a sede, conheça o histórico de serviços anteriores e investigue se há grande rotatividade de funcionários.

por Soraya Falqueiro   

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-04-22 19:54:19' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-04-22 19:54:19' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora