Imprimir esta página

Cartazes colocados em condomínios incentivam denúncias de violência doméstica

Campanha estimula moradores a acionar polícia em caso de agressões contra as mulheres Campanha estimula moradores a acionar polícia em caso de agressões contra as mulheres

Uma campanha lançada na internet incentiva a colocação de cartazes em condomínios do Grande Recife para estimular denúncias de violência contra a mulher. A mensagem é clara e direta. “Não tenha medo de meter a colher em briga de marido e mulher. É uma atitude que pode salvar vidas”.

Cartazes com esta frase foram colocados em um condomínio, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. No site da campanha “Não tenha medo de meter a colher em briga de Marido e mulher”, os interessados em participar podem baixar de graça o material, que inclui uma cartilha sobre violência doméstica.

Na página, também é possível solicitar o treinamento dos profissionais que trabalham no condomínio. Desde julho, de acordo com os organizadores da campanha, tinham sido baixados mais de mil cartazes, em todo o Brasil. Também promovem a iniciativa grupos de Fortaleza (CE), Brasília (DF) e São Paulo (SP).

Em um dos condomínios de Jaboatão, a ideia de colocar os cartazes foi de uma moradora, que atua como voluntária do Instituto Maria da Penha. A entidade idealizou a campanha, com apoio da startup “Mete a Colher”, do Recife.

Estudante de psicologia, Alcione Nobre ressalta a importância de proteger a vida das mulheres. “Eu gostaria que todos tomassem essa consciência, que meter a colher não é estar se metendo na vida dos outros. Meter a colher é, muitas vezes, é estar protegendo uma vida, evitando até feminicídio", afirma.

No prédio, a síndica apoia a iniciativa e diz que a portaria recebeu a orientação de deixar a polícia entrar para checar denúncias de violência doméstica. Danielly Paraíso pretende criar uma corrente de proteção entre os vizinhos. No condomínio, vivem 1500 pessoas.

“Essa campanha veio justamente pra isso, né? É para agregar e conscientizar ainda mais as pessoas a não ter medo de denunciar, porque o pior é você ser omisso. O vizinho pode tomar conta da casa do outro, olhar pelo outro sempre", declara.

 

Fonte https://www.g1.globo.com