Elevação da tarifa de esgoto em Joinville é discutida em audiência pública

Elevação da tarifa de esgoto em Joinville é discutida em audiência pública

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris) realizou no dia 14 de novembro uma audiência pública para discutir a revisão tarifária da Companhia Águas de Joinville (CAJ) para os próximos quatro anos.

A intenção da Companhia é de reajuste anual pela inflação. Porém, a proposta de revisão prevê a elevação da taxa de esgoto de 80% para 100% do valor da tarifa de água. A justificativa para a mudança é o aumento nos custos de tratamento de esgoto e a necessidade de mais investimentos na expansão da rede em Joinville. 

Segundo a diretora da CAJ, Luana Pretto, a cidade conta atualmente com 33% de coleta e tratamento de esgoto, e são necessários investimentos para a ampliação desse número. A previsão da companhia é que o percentual seja ampliado para 95% de cobertura, até o ano de 2047.

A proposta enfrenta resistência de vários setores de Joinville. A Associação de Pequenas, Micro e Médias Empresas de Joinville e Região (AJORPEME) é contra a medida, assim como a OAB-Joinville,que afirmou se tratar de uma prática abusiva que contraria o Código de Defesa do Consumidor.

Na audiência, os representantes da Associação dos Síndicos de Santa Catarina-Regional de Joinville (Asdesc /Joinville), Antônio Vieira e Salomão Oliveira, também se posicionaram contra o aumento. “O país vive uma situação de crise e a Companhia apresentou um superávit acima de 22 milhões no ano de 2017. Por que a empresa não usa parte desses recursos para o financiamento de novas obras e melhorias?”, questionaram. A Asdesc está elaborando um abaixo-assinado contra o aumento.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-04-25 18:33:22' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-04-25 18:33:22' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora