Quatro condomínios com ligação de esgoto irregular são autuados na Capital

Quatro condomínios com ligação de esgoto irregular são autuados na Capital

Quatro condomínios foram autuados dia 19 d novembro, no primeiro dia de fiscalização da Blitz Se Liga Na Rede nas ligações de esgoto dos imóveis localizados nas proximidades da Lagoa das Docas, na região de Ponta das Canas, Norte da Ilha.

A força-tarefa para atender solicitação do MPF (Ministério Público Federal) reúne equipes da Prefeitura da Capital, por meio da Vigilância em Saúde, Floram (Fundação Municipal do Meio Ambiente) e Programa Floripa Se Liga Na Rede, e da Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento).

Dos cinco locais vistoriados, apenas um condomínio, localizado na avenida Luiz Boiteux Piazza estava em situação regular e o
responsável apresentou Habite-se sanitário. O caso mais grave identificado pelos fiscais envolveu um residencial na rua Alcina Jannis, que estava com a fossa ainda em funcionamento, mesmo contando com rede coletora de esgoto em operação. O proprietário foi intimado pela Vigilância em Saúde a aterrar a fossa; instalar caixas de gordura para a sala térrea e para todos os apartamentos do residencial; promover limpeza regular das caixas de gordura; e cobrir o tanque na cobertura e em torneiras externas.

Outra fossa em funcionamento foi identificada em condomínio, na avenida Luiz Boiteux Piazza. A Vigilância lavrou auto de intimação para o responsável, que deverá providenciar nos próximos dias a desativação da fossa, o reparo da caixa de gordura que apresentou infiltração e instalar o dispositivo para todos os apartamentos. Os outros dois imóveis multifamiliares em situação irregular também apresentaram inadequações na caixa de gordura e caixa de passagem. Um fica na avenida Luiz Boiteux Piazza, 4.217 e o outro na rua Alcina Jannis, 91 (sem nomes identificados).

Fiscalizações pela cidade
A Blitz Se Liga Na Rede já passou por avenida Beira-Mar Norte, Ingleses, Cachoeira do Bom Jesus, Campeche e Joaquina. Foram fiscalizados um shopping, dois hotéis, um posto um posto de combustíveis, 7 condomínios, seis residências e 12 estabelecimentos comerciais, incluindo os restaurantes da Joaquina. Dos 49 imóveis visitados, cinco estavam em situação regular no ato da fiscalização e pelo menos dois buscaram se adequar e já receberam a liberação da Vigilância em Saúde. Os demais tiveram processo a administrativo aberto no órgão sanitário e na Floram. Os imóveis fiscalizados são escolhidos conforme histórico de denúncias e irregularidades contidos no banco de dados dos órgãos sanitário e ambiental e da Casan.

(ND, FLORIANÓPOLIS 19/11/2018)

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-12-16 06:50:50' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-12-16 06:50:50' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora