Desenvolvido no IFSC, painel de controle para caixas d’água é comercializado em Criciúma

Desenvolvido no IFSC, painel de controle para caixas d’água é comercializado em Criciúma

Um protótipo desenvolvido em sala de aula, no curso técnico em Eletrotécnica do Câmpus Criciúma, saiu do papel e ganhou as ruas, ou melhor, os condomínios residenciais da cidade.

Cerca de 30 painéis que controlam o bombeamento de água para as caixas d’água dos edifícios já foram instalados por um estudante do curso.

O painel foi idealizado e desenvolvido como trabalho de conclusão do curso técnico em Eletrotécnica, pelos alunos Paulo Roberto Canarin, Fernanda Rodrigues, Wilis Pereira Brito e Rafael Bombazar. Atuando como eletricista há cerca de 20 anos, e como autônomo mais recentemente, Wilis foi o responsável pela iniciativa. Ele percebia no seu dia a dia de trabalho que muitos edifícios não tinham um sistema adequado para alternar o funcionamento dos motores que levam água para as caixas d’água.

Caixa Dagua Painel     

O painel possui uma interface simples, compreensiva para leigos, permitindo a alternância entre os motores, o que acaba evitando desabastecimento nos condomínios e otimizando a vida útil dos equipamentos. “Além de resolver problemas de falta d’água, aumenta a vida útil do sistema de abastecimento. Adotarmos uma maneira inteligente de dividir por igual o desgaste dos motores, além de contar com equipamentos de proteção contra sobrecarga e falta de fase”, relata Wilis. Ele conta que, apesar de já existir no mercado, o painel tem diferenciais. Além disso, dos cerca de 30 aparelhos que instalou até agora, em nenhum foi necessário fazer manutenção.

“Trabalhando em condomínios, observei que havia essa necessidade. Às vezes o condomínio tem dois motores, mas um está na caixa, ou não está instalado de maneira automática, alguém precisa ir lá ligar. Mas o síndico muitas vezes não lembra. Aí o motor já trancou”, explica o eletricista e estudante do IFSC.


Caixa Dagua Painel2


Coordenador do curso técnico em Eletrotécnica, o professor Philippe Pauletti ressalta que o Projeto Integrador tem como objetivo permitir ao aluno colocar em prática os conhecimentos do curso. “O objetivo principal é fazer com que o aluno visualize e coloque em prática a união de todos os conhecimentos vistos nas diversas disciplinas. Essa integração de disciplina pode gerar estudos, trabalhos práticos e desenvolvimento de produtos. No caso desse trabalho, desenvolveu-se um produto real com alta aplicabilidade prática, pois foi baseado em uma demanda da área condominial. O projeto em si foi muito bem fundamentado e, posteriormente, posto em prática com sucesso”, afirma.

Para Wilis, apesar de já trabalhar na área, fazer o curso técnico no IFSC proporcionou conhecimento e mais segurança para exercer suas funções. “Por mais experiência que a gente tenha, o curso me deu autoconfiança. A comunicação técnica com o cliente melhorou muito. O curso me ofereceu tudo isso”, diz o aluno.

Matéria originalmente publicada em IFSC

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-19 08:32:40' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-19 08:32:40' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora