Prefeitura de Palhoça segue alerta contra a dengue

Prefeitura de Palhoça segue alerta contra a dengue

 

Agentes de endemias da Secretaria de Saúde fiscalizam a cidade diariamente

A rotina da Vigilância Epidemiológica se intensificou nos últimos anos, com o surto de Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Dezoito agentes de endemias trabalham diariamente com o auxílio de oito motocicletas e dois automóveis para barrar a proliferação do mosquito e encontraram 80 focos (larvas) de janeiro até agora.

Os profissionais fiscalizam 490 armadilhas por semana em comércios e residências, instaladas em 123 pontos estratégicos que podem apresentar larvas do mosquito espalhados por todo o município em fábricas de móveis, ferros-velhos, empresas de reciclagem, cemitérios, etc para coletar materiais. Os bairros com maior número de focos são Centro, Ponte do Imaruim, Bela Vista, Passa Vinte e Brejaru.

Quando o laboratório municipal confirma que o material coletado refere-se ao mosquito da dengue, a vigilância em saúde abre um raio de 300 metros a partir do foco para verificar locais suspeitos. O combate é feito através da eliminação da larva do inseto com concretização, orientação, descarte adequado de recipientes, entre outros, para que esta não se desenvolva em mosquito, não contraia o vírus e não transmita a doença pela picada.

Até o momento não há casos de Dengue, Chikungunya ou Zika Vírus contraídos no município. Houve apenas casos importados (contraídos fora da cidade) tratados, portanto não houve circulação da doença.

A prefeitura alerta que o Aedes Aegypti tem algumas diferenças do pernilongo comum, mas é facilmente confundido. Portanto, a prevenção ainda é a melhor arma contra a doença e a Secretaria Municipal de Saúde pede o auxílio da população não deixando água limpa acumulada e denunciando situações suspeitas para o setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde por meio do número (48) 3047 5566.

 

dengue2

dengue4

dengue5

dengue8

 

 

 

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2018-11-16 05:09:53' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2018-11-16 05:09:53' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora