Rede de Monitoramento Cidadão apresenta indicadores de sustentabilidade urbana de Florianópolis

Rede de Monitoramento Cidadão apresenta indicadores de sustentabilidade urbana de Florianópolis


Evento destaca indicadores técnicos, levantados junto ao poder público, e indicadores de percepção, coletados através de pesquisa de opinião pública.


A Rede de Monitoramento Cidadão (RMC) de Florianópolis apresenta, no próximo dia 30 de novembro, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), um levantamento de indicadores de sustentabilidade urbana que retratam o desenvolvimento da capital catarinense. Os dados técnicos, levantados junto ao poder público, e os indicadores de percepção, coletados através de uma pesquisa de opinião pública, abordam temas como mobilidade, segurança, saneamento básico e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida de seus moradores.

Mais de 150 indicadores técnicos foram levantados junto ao poder público. Após a coleta dos dados, um grupo de especialistas, coordenado pelo Grupo Estratégico de Monitoramento, da RMC Florianópolis, realizou uma análise de consistência dos indicadores, com o objetivo de colocar à prova a qualidade, acuracidade, confiabilidade e relevância dos dados fornecidos pelo poder público. Já a pesquisa de opinião pública, realizada em setembro e outubro, ouviu mais de mil moradores das diferentes regiões de Florianópolis com o objetivo de entender como os cidadãos percebem o avanço, ou não, do desenvolvimento sustentável do município e quais os temas que consideram mais importantes para o futuro de onde moram.

“Não se trata apenas do levantamento de indicadores de percepção, mas de um instrumento importante de participação cidadã na definição do futuro da cidade. Esperamos que a opinião dos moradores de Florianópolis, levantada por meio desta pesquisa, subsidie ações do poder público e ajude a qualificar o debate público em relação às demandas da cidade”, diz o coordenador nacional do Projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo. No evento, especialistas irão correlacionar os dados técnicos da gestão pública com a percepção dos moradores que participaram da pesquisa.

Além de apresentar os dados à população, a RMC entregará os resultados à Prefeitura Municipal de Florianópolis. O trabalho da RMC busca auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento da cidade. Os resultados da pesquisa de opinião pública também fortalecem e empoderam os trabalhos de cidadãos e organizações comunitárias, bem como estimulam que as pessoas reflitam e compreendam a qualidade de vida e a sustentabilidade da sua cidade.

Saiba mais sobre a RMC Florianópolis
A Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis é uma organização independente e apartidária, criada com o objetivo de acompanhar, de forma técnica e imparcial, o desempenho da cidade em questões que impactam sua sustentabilidade e a qualidade de vida de seus cidadãos. Composta por representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia, a RMC também realiza pesquisas e estudos, dissemina informações e análises, e desenvolve iniciativas com diferentes setores da sociedade, por meio de projetos e estímulo à ação política responsável, que promovem a sustentabilidade da cidade. O projeto conta com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA e parceria do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem como agência executora a Baobá – Práticas Sustentáveis.


       Informações:
Data: 30 de novembro
Horário: 13h30
Local: Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL
Rua: Felipe Schmidt, 679 – Centro
Inscrições: https://goo.gl/oJD1bG

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-20 07:11:49' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-20 07:11:49' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora