Moradores se unem evitar furtos em condomínios em Blumenau

Moradores se unem evitar furtos em condomínios em Blumenau Moradores se unem evitar furtos em condomínios em Blumenau

Criminosos não se inibem com muros altos, alarmes ou câmeras de segurança. Delegado recomenda prestar atenção para alterações na vizinhança.

Moradores de Blumenau, no Vale do Itajaí, estão se unindo para pensar estratégias contra o furto nos condomínios. Muros altos, alarmes e câmeras de segurança não inibem os criminosos. A Polícia Civil explicou que não pode pedir prisão preventiva em casos de furtos simples.
À noite ou no meio da tarde, criminosos agem em Blumenau. "A última vez foi na porta frontal com uma chave de fenda. Ele soltou o eletroímã, aí desprendeu a porta e adentrou como se estivesse com uma chave. Questão de 10, 15 segundos", afirmou o síndico Gilson de Souza.
Um dos prédios foi invadido três vezes em 15 dias. "Eu aumentei o muro, não foi o suficiente, eles estão entrando pela frente do prédio. A gente está tendo mais uma reunião para ter mais uma chamada de capital. Ou seja, a gente fica preso. Eles soltos e a gente fica refém", lamentou o síndico Bruno Alves.
Assustados, síndicos de 16 prédios do bairro Victor Konder, na área central da cidade, se uniram em busca de alternativas para aumentar a segurança. "A gente pegou todos os síndicos aqui da região e fez um grupo e nesse grupo a gente está conversando, está trocando imagens do furto de cada um, vendo o que a gente pode fazer. Tem uma ideia de contratar uma segurança particular para o bairro", afirmou Bruno Alves.

Lei

A Polícia cobra mudanças nas leis. Atualmente, mesmo sendo preso em flagrante, quem furta raramente fica atrás das grades.
"A prisão, no caso do furto simples, por exemplo, nem cabe na mobilidade de prisão preventiva. Porque a lei determina que a pena deve ser maior do que quatro anos. No furto simples, na modalidade simples, ele é de um a quatro anos. Então, por isso, nem a prisão preventiva o delegado de polícia pode pedir durante as investigações. A não ser que seja um furto qualificado, com outras circunstâncias, aí sim nós poderíamos representar por uma prisão preventiva e tentar deixar esses criminosos presos para evitar essa multirreincidência que acaba acontecendo na maioria das vezes", explicou o delegado Egídio Ferrari.

No primeiro semestre, a Polícia Civil prendeu 45 pessoas em Blumenau envolvidas com roubo. A redução no número de roubos a residência diminuiu em 80% em comparação ao mesmo período do ano passado. Mas, em relação aos furtos, a situação é diferente.
"Alguns dos autores já foram identificados e o que a gente espera é que a população faça o mínimo de, por exemplo, prestar mais atenção na residência vizinha, prestar mais atenção no apartamento dos seus condôminos e assim que notar qualquer diferença, qualquer anormalidade, deve acionar, por exemplo, a Polícia Militar", recomendou o delegado.

Matéria originalmente publicada em: G1

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Como é controlada a portaria do seu condomínio?

Portaria Remota - 13%
Portaria 24 Horas Orgânico - 26.7%
Portaria 24 Horas Terceirizada - 24.7%
Controle de Acesso - 16.4%
Não possuímos - 18.5%

Total votos: 146
A votação para esta enquete foi encerrada em: Junho 6, 2017
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2017-10-24 02:13:16' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2017-10-24 02:13:16' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora