Tire-dúvidas: especialista explica detalhes sobre o Fundo de Reserva dos Condomínios

Tire-dúvidas: especialista explica detalhes sobre o Fundo de Reserva dos Condomínios


Parte da taxa condominial deve prever um percentual que vai direto para o Fundo Reserva dos Condomínios assim que é paga pelos condôminos.  

Em geral, essa alíquota varia de 5% a 10%. Reserva que tem como objetivo garantir a continuidade e o bom funcionamento do condomínio em caso de despesas de emergências, além de acumular recursos para viabilizar a necessidade grandes reformas futuras. O CORREIO conversou com a advogada com atuação na área de Direito Imobiliário e Condominial e sócia do escritório do escritório Freire e Queiroz Advocacia e Consultoria, Marcela Argolo de Queiroz que explicou melhor como funciona o fundo e em que situações o recurso pode ser usado pelo condomínio.

Confira:

Como funciona o fundo de reserva dos condomínios, quando e em que condições ele pode ser utilizado?

O fundo de reservas tem o caráter preventivo, tendo como função primordial garantir que as despesas emergenciais que venham a surgir no dia-a-dia condominial sejam, no todo ou em parte, suportadas ao tempo da necessidade que venha a ocorrer, ou seja, que o condomínio possua condições financeiras de arcar com as despesas imprevisíveis e inadiáveis. Tendo como função secundária, garantir, a longo prazo, caso haja previsão específica na Convenção, que este acúmulo financeiro possa proporcionar ao condomínio a execução de obras de grande porte financeiro, como as de conservação do empreendimento.

É possível utilizar este recurso para cobrir gastos com despesas por conta de inadimplência?

A utilização do fundo para cobrir a inadimplência deve estar prevista na Convenção para que este recurso seja utilizado sem prévia autorização da Assembleia. Caso não haja previsão específica a utilização dos recursos do fundo de reserva para esta finalidade deve ser precedida de aprovação em Assembleia Extraordinária com convocação específica e que as despensas a serem suportadas sejam inadiáveis, bem como sucedidas de atitudes que visem coibir a inadimplência. Em todas as hipóteses a aplicação dos recursos do Fundo de Reserva deve obedecer ao caráter emergencial ou essencial, como por exemplo, o pagamento com despesas de água ou iluminação.

Em caso de investimentos em reformas para redução de custos, o fundo pode ser usado como recurso?

Pode ser utilizado para reformas, ainda que com a finalidade de redução de custos, se houver previsão de tal utilização na Convenção. Caso não haja a previsão poderá ser aplicado se aprovado em Assembleia Geral Extraordinária com convocação específica para votar a matéria.

Quanto ao direito dos condôminos, como é feita a prestação de contas dos recursos que compõem o fundo?

Cabe ao síndico prestar contas anualmente e quando exigidas. Os valores arrecadados à título de Fundo de Reserva devem fazer parte da prestação de contas anual, inclusive devendo ser apresentado qual tipo de investimento esta sendo aplicado os valores e sua rentabilidade. A ausência de prestação de contas pelo síndico dá direito aos condôminos de convocar assembleia para destituir o síndico eleito.

Matéria originalmente publicada em CORREIO24HORAS

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-09-15 20:36:52' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-09-15 20:36:52' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora