Antenas e equipamentos no topo de prédios são fontes de receita

Antenas e equipamentos no topo de prédios são fontes de receita

 

Em alguns condomínios, cerca de 30% das despesas mensais seriam pagas com o aluguel de antenas.

Cada vez mais comuns na paisagem sorocabana, as antenas e outros equipamentos de telecomunicações no topo dos prédios são uma boa fonte de receita para os condomínios, especialmente em tempos de crise econômica. O sócio-proprietário da administradora de condomínios Excellence, Roberto Costa, conta que o interesse por esse tipo de locação tem aumentado entre os condomínios, mas a oferta tem diminuído. "Em época de crise muitos estão querendo, porém as operadores também foram atingidas pela crise e não estão fazendo esse tipo de investimento", relata. À pedido de clientes, ele chegou a entrar em contato com empresas, mas foi informado que até o final de 2017 não há perspectiva de ampliação da rede.

Costa explica que o relacionamento entre as operadoras e os condomínios não é direto, sendo que há empresas especializadas nesse tipo de serviço que trabalham para as gigantes de telefonia e internet. São essas empresas que instalam, fazem a manutenção e pagam o aluguel pelo espaço ocupado pelas antenas e retransmissores, que costumam ficar no topo dos prédios ou em caixas d"água. Ele conta que, geralmente, não há geradores de energia, por isso os equipamentos utilizam a energia elétrica do próprio prédio, mas ressalta que o consumo é pequeno.

Os tipos de antena utilizados e valor dos aluguéis varia muito de acordo com a empresa contratante e com a localização do prédio. Um dos condomínios clientes de Costa fica nas proximidades do bairro Novo Mundo e possui apenas um pequeno aparelho de retransmissão de sinal. O valor do aluguel gira em torno de R$ 2.500 mensais, que são investidos em melhorias no local. "É um dinheiro usado para melhorar as condições do espaço para todos os condôminos", disse.

Já em um condomínio residencial, no Centro de Sorocaba, o valor obtido por meio do aluguel do espaço para a instalação de uma antena de operadora de celular é utilizado para reduzir a taxa de condomínio. "Eu faço uma previsão orçamentário todo inicio de ano, do que eu vou gastar, e desconto o valor do aluguel da antena. O que sobra eu rateio entre os condôminos", explica o síndico e administrador do prédio Gilmar Vidal de Aguiar. Cerca de 30% das despesas mensais do prédio seriam pagas com o aluguel.

O maior desafio seria o controle do pessoal autorizado a fazer a manutenção no equipamento. "Recebemos mensalmente uma relação das pessoas que poderiam acessar nosso edifício para fazer a manutenção. Além dessa relação mensal, nós temos um caderno semestral que é de manutenções emergências", conta. O síndico explica que é preciso ser cuidadoso com essa questão. "A grande responsabilidade não é só com a segurança do edifício em si, mas também com a segurança do próprio patrimônio da operadora", disse.

Os benefícios, porém, seriam muitos. Além da antena ficar em um espaço não utilizado do prédio, há a redução no valor do condomínio, especialmente importante atualmente. "Os condomínios não ficaram imunes ao impacto negativo da situação econômica pelo qual o país esta passando", observa.


Prédio comercial


O Edifício Antares, conhecido como Pirâmide, no centro da cidade, chama a atenção pelos vários equipamentos no topo, que podem ser vistos à distância. O diretor da empresa proprietária do edifício, Nelson Cossermelli, conta que na verdade a maior parte dos aparelhos são de empresas de telecomunicações instaladas no local. Dos 14 andares do edifício, 4 pisos inteiros são locados para empresas da área. Nesses espaços não há funcionários, apenas máquinas.

"O que a gente tem aqui são empresas que tem fibra ótica que fornece uma transmissão eficiente para as empresas, principalmente, de internet via rádio. Parte do que temos é empresa de telefonia, parte é empresa de internet via rádio e parte é das próprias empresas que fornecem sinal de fibra ótica", explica. A estrutura do prédio seria ideal para esse tipo de empresa por possuir shafts internos -- espaços verticais por onde passam as instalações elétricas, de fibra ótica, hidráulicas, etc. A locação dos espaços no topo do prédio costuma estar no pacote do aluguel dos andares.

"Tem uma grande empresa mundial que está aqui no prédio, então boa parte das empresas de internet acabam comprando o sinal dessa empresa multinacional. Aí eles pegam esse grande sinal e dividem entre clientes empresas e pessoas físicas", conta. "Algumas antenas que você aqui, estão apontadas para algum cliente de uma dessas empresas de internet via rádio", disse.

Matéria originalmente publicada em Jornal Cruzeiro

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-29 10:04:45' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-29 10:04:45' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora