Aedes aegypti: Mil pessoas em luta neste sábado

Aedes aegypti: Mil pessoas em luta neste sábado

 

Uma grande mobilização envolvendo Prefeitura, Governo do Estado e Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica foi preparada para este sábado (13), na Mobilização Nacional de Esclarecimento contra o Aedes aegypti. Pelo menos mil pessoas estarão nas ruas do Continente para fazer um verdadeiro pente fino nos imóveis localizados em áreas com infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na Ilha, a ação será de conscientização e panfletagem.

A abertura do evento será às 9h, no Parque de Coqueiros, com a presença de autoridades do município, dos secretários de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho Junior, e do Estado, João Paulo Kleinubing, do governador Raimundo Colombo e da presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, representando o Governo Federal. A expectativa é de que entre 10 mil a 15 mil imóveis sejam visitados em um único dia nos bairros Rio Tavares, Campeche, Ribeirão, Tapera, Carianos, Ingleses, Rio Vermelho, Centro (Beira Mar), Capoeiras, Coloninha, Estreito, Jardim Atlântico, Canto, Balneário, Coqueiros, Abraão e Monte Cristo.

Do Exército, estarão mobilizados 300 soldados, que terão reforço de 340 homens da Aeronáutica e 120 da Marinha. Além disso, estarão em campo os 75 agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e voluntários. Como o Continente é a região mais afetada por focos do mosquito, os esforços serão concentrados na fiscalização e limpeza dos imóveis, com eliminação das situações de risco. A ação terá apoio da Comcap.

Números
Embora não tenha registrado casos autóctones dessas doenças até o presente momento, Florianópolis encontra-se especialmente vulnerável, seja pela grande e crescente quantidade de focos, seja pelo aumento de pessoas infectadas nos primeiros meses do ano (moradores viajando ou turistas vindos de áreas de transmissão).

A capital catarinense segue sem registros de contaminação de dengue, zika ou chikungunya dentro do próprio território. Como Florianópolis não é área de transmissão dessas doenças (dengue, zika ou chikungunya), não se justifica nenhuma ação restritiva à gestação no momento. O município está atuando em uma grande sensibilização dos serviços de saúde para que identifiquem e notifiquem imediatamente qualquer caso suspeito, o que tem sido monitorado de perto pela Vigilância Epidemiológica.

Em Florianópolis, foram registrados 254 focos em 2015, sendo 83% na Região Continental. Em 2016 já foram identificados 42 focos, dos quais 41 estão no Continente. Foram confirmados 7 casos de dengue em 2016, todos contraídos fora do município, e outros 117 estão em investigação. A Capital tem um caso confirmado de zika, também contraído fora, 17 em investigação, e outros 9 sendo analisados para chikungunya.

Histórico

Desde o verão passado, quando Itajaí registrou os primeiros casos autóctones da doença, Florianópolis criou o Programa de Combate à Dengue. Já a sala de situação municipal, envolvendo as principais secretarias da Prefeitura de Florianópolis, a Comcap e outras entidades parceiras, foi instalada em outubro de 2015, três meses antes da determinação do Ministério da Saúde.

Entre tratamento em áreas de foco e denúncias encaminhadas à Ouvidoria, a Prefeitura de Florianópolis atende a mais de 30 mil imóveis por mês. Vinte mil deles são decorrentes dos trabalhos de tratamento em áreas de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A este número, que cresce a cada dia, somam-se as denúncias feitas à Ouvidoria, pelas redes sociais, além dos chamados pontos estratégicos (floriculturas, cemitérios, borracharias e ferros-velhos, entre outros), os pontos onde há armadilhas para o vetor e as visitas a locais onde são detectados casos suspeitos da doença.



Fonte: Secretaria Municipal de Saúde
(48) 3239-1535|9191-4222

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-03-28 10:23:30' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-03-28 10:23:30' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora