Verão aumenta surgimento de aranhas, lacraias e escorpiões

Verão aumenta surgimento de aranhas, lacraias e escorpiões

Sobreviver a estação mais quente do ano exige cuidados, um desses é com o aumento, no ambiente urbano, de animais peçonhentos, aqueles que produzem veneno e podem injetá-lo na sua presa.

As altas temperaturas e chuvas, durante o verão, favorecem o processo reprodutivo de insetos e aracnídeos, com isso é maior a incidência de escorpiões, aranhas e lacraias em casas e condomínios.

A presença desses animais, que são espécies endêmicas de outras regiões como a caatinga, está associada à espaços com árvores e vegetação rasteira, combinados a resíduos. O biólogo Marcelo Grilletto, afirma que boas práticas de jardinagem evitam ocorrências mais graves.

"Alguns animais peçonhentos são fotossensíveis, ou seja, tem alta sensibilidade à luz, esse é o caso do escorpião. Por isso, é indicado ter cuidado com paredes porosas, troncos ocos, frestas e ralos que podem servir de esconderijo. Manter o jardim limpo é indispensável", explica.

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o vilão neste período é mesmo o escorpião e o caminho para evitá-lo é eliminar o seu principal alimento, no espaço urbano: as baratas. "O acúmulo de lixo orgânico e recipientes servem de abrigos. Depois da temperatura, esse é o maior fator que favorece a reprodução, já que além do refúgio, eles encontram insetos que servem como alimento", afirma a coordenadora do (CCZ) , Jerusa Morais.

Ações preventivas

Barreiras químicas, como a desinsetização são indicadas também como prevenção. A sugestão é que o processo seja feito a cada seis meses. Mas, esse não deve ser o único método aplicado. A limpeza das caixas de gordura e esgoto fazem parte das ações, que combinadas, podem evitar acidentes com aranhas e insetos.

 

Fonte: aTarde

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!




  • A-
  • A+
Enquete

Descreva como é a gestão no seu condomínio

Auto Gestão (Não tem auxilio de administradora/contabilidade) - 16.1%
Auto Gestão Assistida (Contrata serviços terceirizados de contabilidade) - 17%
Gestão com empresa administradora - 32.1%
Síndico Profissional (com administradora) - 27.7%
Síndico Profissional (sem administradora) - 5.4%
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2019-01-23 20:11:18' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2019-01-23 20:11:18' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora