Edifício comercial de SC recebe certificação internacional

Algumas iniciativas fizeram com que o empreendimento Office Green recebesse o destaque na categoria Gold do certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED).
Edifício comercial de SC recebe certificação internacional

 

Tratamento de efluentes, 60 vagas para bicicletas, mais de 300 m² de área verde com espécies vegetais nativas e reutilização e reciclagem de mais de 95% dos resíduos gerados durante a execução da obra, iniciada em 2012. Essas são algumas das iniciativas que fizeram com que o empreendimento Office Green recebesse o destaque na categoria Gold do certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED). Criado em 2000, pelo Conselho de Construção Sustentável dos EUA, e denominado United States Green Building Council (USGBC), o LEED é um sistema de certificação voluntário de edifícios verdes. É reconhecido internacionalmente por incentivar a implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de projetos e construções de edifícios, com ênfase em sete categorias de avaliações.

Inaugurado em 2014, o Office Green foi à primeira aposta comercial da Pedra Branca, que já investe na construção do Atrium, com previsão de entrega em 2016. Localizado em frente à Praça Espelho D’Água, no Passeio Pedra Branca, em Palhoça, o edifício é 100% comercial, com quase 21 mil m² de área construída e 200 salas comerciais distribuídas em 11 andares, numa estrutura espelhada.

O Brasil é o quarto país em número de certificações com 253 empreendimentos, e Santa Catarina conta apenas com três edifícios certificados em outras modalidades. “É uma grande satisfação ter o primeiro edifício catarinense com o selo LEED Gold. Significa que estamos no caminho certo. A satisfação é ainda maior ao projetar e construir um Green Building e perceber as mudanças causadas em toda a cadeia envolvida, desde os profissionais, que buscaram se aprimorar para atender os requisitos das normas, o mercado em fornecer soluções e produtos mais sustentáveis, e, principalmente, os proprietários que cada vez mais investem em projetos inteligentes e sustentáveis”, destaca Marcelo Gomes, diretor executivo da Pedra Branca.

Entre os critérios de avaliação utilizados pelo USGBC, o Office Green somou 66 pontos, de um total de 110 possíveis, em sete categorias: desenvolvimento de terreno sustentável; uso racional da água; eficiência energética; seleção de materiais e recursos; qualidade do ambiente interno; inovação em projeto e construção; e prioridade regional. Entre as iniciativas que pontuaram estão: o tratamento de efluentes, as 60 vagas para bicicletas, os 330 m² de área verde com espécies vegetais nativas, a aplicação de equipamentos eficientes para redução de pelo menos 20% do consumo de água, o consumo de energia anual de até 16% menor em relação ao modelo de referência para edifícios que tem a eficiência energética, a reutilizar ou reciclagem de mais de 95% dos resíduos gerados durante a execução das obras, entre outras.

O USGBC também certificou o Office Green com o selo Core&Shell, Gold, que garante que o empreendimento foi projetado e construído por meio de estratégias destinadas a alcançar alto desempenho em requisitos pré-definidos relacionados à saúde humana, a preservação ambiental e ao uso racional dos recursos naturais. O Office Green já tinha conquistado a certificação LEED, na categoria Silver, em 2012, durante a construção do empreendimento.

Clima Positivo da Fundação Clinton
A Pedra Branca é uma das participantes do Programa de Desenvolvimento do Clima Positivo da Fundação Clinton (EUA). O objetivo é investir em ações e tecnologias para redução das emissões de carbono nas áreas de transporte, energia, água, efluentes e resíduos. “Atualmente, muito se fala em sustentabilidade, por isso, a Pedra Branca buscou USGBC, órgão também responsável por chancelar iniciativas de sustentabilidade adotadas em empreendimentos através da certificação LEED”, ressalta Marcelo.

Conheça mais sobre este e demais empreendimentos – residenciais e comerciais, através do sitewww.cidadepedrabranca.com.br.


Sobre o LEED
Criado em 2000 pelo Conselho de Construção Sustentável dos EUA, denominado United States Green Building Council (USGBC). O LEED é um sistema de certificação voluntário de edifícios verdes, reconhecido internacionalmente e que incentiva a implantação de estratégias de alta performance ambiental e eficiência energética de projetos e construções de edifícios, com ênfase em sete categorias de avaliação: desenvolvimento de terreno sustentável; uso racional da água; eficiência energética; seleção de materiais e recursos; qualidade do ambiente interno; inovação em projeto e construção; e prioridade regional. No Brasil é considerada o principal reconhecimento de construção sustentável, onde é representado oficialmente pelo Conselho de Construção Sustentável do Brasil (GBC-Brasil), que foi criado no país em 2007. O LEED reconhece e atesta os empreendimentos, de acordo com a pontuação atingida nos requisitos avaliados, classificando-os entre: LEED, conferido a empreendimentos que tiveram mais de 40 pontos; LEED Silver, para edificações com mais de 50 pontos; LEED Gold, para empreendimentos com pontuação superior a 60; e LEED Platinum, para edificações que conquistaram mais de 80 pontos.

  • Gostou do conteúdo? Indique a um amigo!
SELECT i.*, CASE WHEN i.modified = 0 THEN i.created ELSE i.modified END as lastChanged, c.name AS categoryname,c.id AS categoryid, c.alias AS categoryalias, c.params AS categoryparams, u.userName AS nomeColunista , u.image AS imgColunista , u.userID AS idColunista FROM #__k2_items as i RIGHT JOIN #__k2_categories c ON c.id = i.catid LEFT JOIN #__k2_users u ON u.userID = i.created_by WHERE i.published = 1 AND i.access IN(1,1,5) AND i.trash = 0 AND c.published = 1 AND c.trash = 0 AND ( i.publish_up = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_up <= '2024-04-25 20:32:51' ) AND ( i.publish_down = '0000-00-00 00:00:00' OR i.publish_down >= '2024-04-25 20:32:51' ) AND i.catid=17 AND i.catid IN(17) OR i.id IN (SELECT itemID FROM #__k2_additional_categories WHERE catid IN(17 ) )  ORDER BY i.id DESC LIMIT 0 , 1
Acesse sua Administradora